Na manhã desta segunda-feira (18), o auditório do edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi palco para a solenidade militar de entrega de comando do Comando do Policiamento Especializado (CPE). Na ocasião, o Coronel Adilson da Silva passou a função de Comandante ao Tenente-Coronel Emidio Angelotti, que assumiu interinamente a função.
A solenidade reuniu autoridades militares e civis, as quais puderam testemunhar a emoção que permeou o evento. Dentre as autoridades presentes, destacamos o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Veterano Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer e o Chefe de Estado-Maior da PMPR, Coronel Valmor Anderson Pereira, dentre outras autoridades.
O Comando de Policiamento Especializado (CPE) é uma unidade de comando intermediário da PMPR, sediado em Curitiba, responsável operacional e administrativamente pelo Regimento de Polícia Montada (RPMon); Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); Batalhão de Polícia Ambiental “Força Verde” (BPAmb FV); Centro de Operações Policiais Militares (COPOM); Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC) e Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).
O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Veterano Hudson Leôncio Teixeira, destacou a competência do Coronel Adilson em suas atividades, tanto operacionais, quanto administrativas. “Reconheço a dificuldade da despedida da rotina e do uso da farda, algo que, pessoalmente, sinto falta até os dias de hoje”, comentou o Secretário de Segurança, que finalizou desejando sucesso ao Coronel Adilson nesse novo momento de sua vida, ao lado de seus familiares.
O Comandante Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, ao fazer uso da palavra, frisou características pessoais do Coronel Adilson. “Pessoa de personalidade marcante e com posicionamento firme, mas sempre alegre e divertido, tornando as reuniões muito mais agradáveis e que fará falta”, afirmou o Comandante-Geral. Por fim o Coronel Jefferson Silva ainda destacou: “Nos despedimos, mas manteremos as portas abertas para recebê-lo com todo o carinho que você merece e o alto comando está à disposição do novo comandante, Tenente-Coronel Angelotti, desejando-lhe sucesso nessa nova missão”, finalizou.
O Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, durante leitura de elogio individual, enalteceu o comprometimento e o profissionalismo do Coronel Adilson, no período em que esteve à frente do CPE, bem como, em outras funções, durante a carreira. “O Coronel Adilson sempre foi um líder respeitado e admirado, ombreando com a tropa, nas mais diversas atividades operacionais correlatas ao CPE e suas Unidades Especializadas”, frisou o Subcomandante-Geral da PMPR.
O Coronel Adilson da Silva, ao fazer uso da palavra, expressou sua gratidão à equipe que o apoiou durante o período em que esteve à frente do CPE. “Rendo a todos minha homenagem e agradeço a resiliência que mantiveram para superar os obstáculos que enfrentamos e vencemos para apoiar e coordenar as atividades das variadas OPM’s subordinadas”, disse o Coronel Adilson da Silva.
De forma emocionada, o Comandante sucedido estendeu sua fala de agradecimento aos colegas de trabalho, amigos e familiares. “São os bons momentos que ficam perpetuados e que nos fazem crer que a gloriosa PMPR sempre continuará viva em nossos corações. A cada um que passou pela minha vida, minha gratidão pelos intensos momentos vividos juntos, pois pavimentaram de maneira assertiva e eficaz o caminho da retidão a qual segui na corporação”, finalizou o Coronel Adilson.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR