Na tarde do dia 29 de junho, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) participou de um simulado de sinistro de trânsito em uma passagem de linha férrea na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Padre Germano Mayer, em Curitiba. O exercício envolveu uma locomotiva, um veículo de passeio e dois ônibus.
O evento, que teve início às 14h, foi organizado pela RUMO Logística, companhia ferroviária que opera em todo o Brasil, e contou com a participação de diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar do Paraná, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Científica, o SAMU, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (SETRAN), Serviço Social de Transporte (SEST), e o Instituto Agua e Terra (IAT).
A simulação do sinistro envolveu uma colisão entre uma locomotiva e os veículos cruzarem a passagem de nível. O incidente resultou em diversas vítimas: três óbitos, três pessoas com fraturas, uma inconsciente por traumatismo cranioencefálico (TCE), uma pessoa com membro amputado e onze pessoas conscientes com lesões leves, e também ocasionou derramamento de combustível
A iniciativa busca não só melhorar a resposta dos órgãos envolvidos no atendimento de sinistros desse tipo, mas também alertar a população sobre os cuidados necessários próximos a locais com passagem de linha férrea em áreas urbanas, promovendo assim uma maior segurança e eficácia no gerenciamento de crises com múltiplas vitimas.
– Art. 212. Deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea:
Infração – gravíssima (R$ 293,47) CTB art. 258
Penalidade – multa (7 pontos) CTB art. 259
PASSAGEM DE NÍVEL – todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria.
Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença!
Fonte: Polícia Militar PR