NOVA AURORA

POLÍCIA

Batalhão da área Leste de Curitiba comemora 12 anos de criação e homenageia policiais e parceiros da unidade.

Publicado em

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O 20° Batalhão de Polícia Militar (20° BPM), pertencente ao 1° Comando Regional da PM (1°CRPM), comemorou nesta sexta-feira (07/12) o aniversário de 12 anos de criação e honrou policiais militares da unidade com a entrega de medalhas por tempo de serviço (medalha Policial Militar de Ouro, prata e Bronze), e a medalha Guardião da região Leste.

Apesar da data festiva, a dor pela perda do soldado Erick Norio, do 23º Batalhão, foi sentida entre a tropa. Foi declarado um minuto de silêncio em honra ao sacrifício do militar estadual que faleceu durante o atendimento de uma ocorrência na Cidade Industrial de Curitiba CIC na madrugada desta sexta-feira.

O 20º Batalhão é a unidade com maior extensão de atuação territorial em Curitiba. São 29 bairros da região leste da cidade e uma população de aproximadamente 650 mil habitantes atendidas pela unidade. Durante a leitura do boletim da data o tenente-coronel Carmo elogiou os policiais militares pelos resultados obtidos em 2018.

O batalhão culminou em 1,6 tonelada de drogas, além da apreensão de 250 armas de fogo que foram retiradas das ruas. Os índices de criminalidade também demonstram o empenho das equipes da unidade. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve a redução de 14% de homicídios, de 12% nos roubos e de 9% nos casos de furtos.

Leia Também:  PCPR prende casal por aplicarem golpes em instituições bancárias em Londrina

“Hoje é o dia de comemorarmos porque tivemos um ano difícil, com vários desafios, mas, apesar de alguns percalços, hoje, colecionamos números muito bons de segurança pública. Tivemos a redução de todos os indicies principais de segurança pública, o que revela que estamos no caminho certo “, destacou o tenente-coronel Carmo.

O Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, destacou a importância do 20º Batalhão no cenário de segurança pública na cidade. “Solenidade plena apesar do luto oficial por conta do falecimento do soldado Erick, que deu a vida pela sociedade. O 20º Batalhão possui uma grande área de atuação e mesmo assim consegue manter os índices de criminalidade baixos”, destacou.

O primeiro comandante do 20º Batalhão, coronel Renato Jorge da Silveira, esteve no evento e contou sobre o desafio de criar uma unidade. “Recebemos a missão e escolhemos o local, na Rua Paulo Setúbal, no Boqueirão e conseguimos fazer com que, em três ou quatro meses, o Batalhão, realmente, estivesse funcionando com muita vontade de trabalhar e muito serviço a ser feito”, destacou.

Alguns dos primeiros policiais que trabalham no 20º Batalhão desde o início são os soldados Marcelo Luiz Nogarolli de Oliveira e Elcio Cavalheiro, que tem um carinho especial pela unidade e ajudaram a construir. Eles foram condecorados com medalhas pelo serviço prestado. “É importante ter a valorização do nosso serviço. A nossa unidade é diferenciada na Capital, então é sempre gratificante receber uma honraria como essa”, disse.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem cinco pessoas em operação contra o tráfico de drogas em São Pedro do Iguaçu

O cabo Helwen Pohl Neto e a soldado Jennifer Camila Catelli da Silva, destaques do ano devido ao empenho aplicado no serviço operacional foram homenageados durante a cerimônia e receberam uma condecoração. “É um modo de agradecimento às equipes da 4ª Companhia pelo que fazem todos os dias pela população ao longo do ano”, afirmou. A soldado Catelli, que ingressou na Corporação em 2013, se sentiu orgulhosa com o reconhecimento do trabalho. “É um incentivo para sempre fazer o melhor para as pessoas”, disse.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB), coronel Gerson Rolim da Silva; o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Valterlei Mattos de Souza; o Chefe da Diretoria de Tecnologia e Qualidade (DDTQ), coronel Eudes Camilo da Cruz; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros do Estado do Paraná (Assofepar), coronel Izaías de Farias; o Comandante do 13º Batalhão da PM e que representou o Comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, o Chefe do da 5ª Seção do Estado-Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, além de oficiais e praças da PM, homenageados e familiares dos policiais.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR prende suspeito de praticar roubos em comércios de Almirante Tamandaré

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA