POLÍCIA
APMG comemora 47 anos durante solenidade com entrega do Espadim Tiradentes e medalha de Mérito de Ensino
Publicado em
27 de setembro de 2023por
Itajuba TadeuJornalista PMPR
Durante a manhã ensolarada desta sexta-feira (09/03), a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, comemorou seus 47 anos de existência em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como convidados e a comunidade. Na solenidade houve também a entrega do Espadim Tiradentes (arma símbolo do cadete) aos 14 integrantes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e da medalha de Mérito de Ensino.
O Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Élio de Oliveira Manoel, representou o governador Beto Richa no evento e lembrou dos investimentos feitos pelo governo na PM nos últimos anos. “O governador tem muito respeito e admiração pela Polícia Militar, basta observarmos os investimentos feitos nos últimos anos, como a contratação de policiais e a aquisição de novas viaturas e armamentos, além do apoio em projetos importantes”, apontou o secretário.
“Em 25 anos de atividade policial tenho a visão da importância da APMG e a necessidade da constante capacitação. Toda vez que uma equipe vai à rua fazer uma abordagem ou operação, quanto mais capacitado está o policial mais tranquila fica a sociedade”, disse o Secretário de Segurança, Júlio Reis, que também parabenizou os cadetes. “Acredito que no final desses três anos eles sairão verdadeiramente preparados para proteger a população paranaense”, acrescentou.
A APMG foi inaugurada em 08 de março de 1971 e desde então ocupa um lugar de destaque no cenário nacional na educação. Neste 47 anos a instituição vem cumprindo com sua missão baseada nos pilares da disciplina, trabalho e instrução voltada ao ensino e à pesquisa, visando a formação, habilitação, especialização, capacitação e atualização profissional dos militares estaduais.
O Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, além de comemorar o desenvolvimento da APMG nestes anos também destacou a importância do momento em que os cadetes do 1º ano recebem o Espadim. “Para nós, Polícia Militar, o cadete ingresso representa a renovação e esperança de um futuro melhor, de novas ideias, novas tecnologias e novas concepções, sem perder a essência que é a disciplina, a hierarquia, o trabalho e a instrução”, disse.
“A data de hoje é simbólica e importante para a APMG e a Polícia Militar. Nestes anos nos consolidamos na área do ensino policial e bombeiro militar na parte de técnica profissional, nos estruturando em novas tecnologias e, principalmente, nesta vinculação acadêmica com a Unespar, quando podemos certificar e fazer cursos de graduação e pós-gradação. Entramos em uma nova fase e a instituição está cada vez mais em um desenvolvimento educacional de alta qualidade”, destacou o Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) e Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro.
MEDALHA – Durante o evento foi entregue a Medalha Mérito de Ensino aos professores e instrutores da APMG, militares e civis que atuam nos núcleos de ensino da PM em todo o estado, como forma de gratidão e reconhecimento pelo empenho e dedicação à instituição. A honraria foi instituída pela portaria do Comandante-Geral nº 1027 de 17 de agosto de 2009 com a finalidade de atribuir reconhecimento aos militares e civis.
A Medalha Mérito de Ensino da APMG foi dividida em: Medalha Policial Militar “Coronel Dagoberto Dulcídio Pereira” e Medalha Bombeiro Militar “Coronel Rene Raul Vegerro Silva”. “Fico honrada em receber esta medalha e ser agraciada na minha carreira. Sou fisioterapeuta formada há 28 anos e há 24 estou na PM, desde então atendo os militares que estão em formação e os dependentes dos militares administrativos”, afirmou a sargento Claudia Cornelio Sayde.
O promotor Jorge César de Assis, instrutor de Direito Penal Militar material e processual, atuou na APMG até 1995 quando saiu da PM para entrar no Ministério Público. “Retornei para a Academia no ano passado e a parabenizo por todo o desenvolvimento. Agora os cursos de pós-graduação colocarão a instituição num ponto elevado de ensino, não só militar, mas no geral. É um momento especial para a Polícia Militar do Paraná”, ressaltou.
ESPADIM – Esta denominação foi dada como forma de homenagear, o ilustre Joaquim José da Silva Xavier “Tiradentes”, patrono de todas as polícias militares do Brasil, pelos grandes e relevantes serviços prestados à nação. A origem do espadim remete-se à Rússia dos Cazares quando Alexandre III, comandante do exército russo, mandou um armeiro fabricar pequenas espadas de aço decoradas com marfim e bronze.
Os alunos do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ingressaram na APMG após serem aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e terem enfrentado testes de seleção. A adaptação deles à vida militar se deu por diversas atividades desenvolvidas na chamada quarentena, em que passam por instruções, orientações, atividades esportivas, exercícios de campo, confraternização e prestação de serviços à comunidade.
Nesta cerimônia os cadetes receberam, dos seus padrinhos ou madrinhas, o Espadim, que será portado por eles até o final do curso, quando, em solenidade oficial, o entregam novamente e recebem a espada de oficial da corporação. A arma símbolo do cadete é feita de aço, ouro e marfim, e tem na lâmina a inscrição em latim “prolege vigilanda”, que significa “vigilância da lei”.
São 14 cadetes, sendo 13 homens e uma mulher. “É uma etapa de ingresso que cumprimos para simbolizar nossa carreira na PM. A partir de agora cumpriremos esta missão. A dedicação diária vem da vontade de representar esta corporação e fazer algo para termos um futuro melhor”, afirma a cadete Paola Simonini Pereira.
“É uma vitória receber este símbolo de honra que há tanto tempo é entregue para os oficiais da Polícia Militar em homenagem ao Patrono de todas as polícias do Brasil. É a realização de um sonho e meu pai é meu exemplo, pois todo dia eu via ele chegar em casa com a farda da corporação. Ele sempre me deu força e sem dúvida nenhuma é minha inspiração”, afirma o cadete Matheus Hatschbach da Silva.
Para o sargento Eduardo Wilkosz, pai do cadete Hatschbach, ver o filho receber o Espadim é algo inesquecível para toda a família. “É um orgulho muito grande, pois sempre procurei dar o meu melhor e agora é muito importante ver ele entrar na corporação que eu tanto me dediquei. Neste momento vem todas as lembranças e histórias vividas neste local. Hoje meu filho inicia um ciclo especial em sua vida”, finaliza.
Participaram do evento o Comandante do 5º GAC-AP, tenente-coronel Sanzio Ricardo Rocha Gusmão, representando o General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara; o major Lima, representando o coronel Sérgio Mesquita dos Santos, Comandante do Colégio Militar de Curitiba (CMC); o Comandante do 2º centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, tenente-coronel Cícero; o juiz da 14ª Vara Federal de Curitiba, Marcos Josegrei da Silva; o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis; o secretário chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o Diretor-Geral da SESP, tenente-coronel Orlando Artur da Costa; o Diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho; o Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) e Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro; o Ajudante-Geral da PM, coronel Reginaldo Silva de Oliveira;
Também participaram da solenidade o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti; o secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Marco Antônio Setim; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Vanessa Rasoto; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Paraná (ASSOFEPAR), coronel da reserva Isaías de Farias; a Presidente da Cruzada Social Cosme e Damião, Maria Cristina Albiero Betes; além de demais autoridades, convidados, familiares e a comunidade.
BAILE – Ainda hoje, às 20h30, ocorrerá o tradicional Baile do Espadim no Círculo Militar do Paraná, localizado no Largo Bittencourt, nº 187, região Central de Curitiba. Os convites foram vendidos antecipadamente, mediante reserva. A festa contará com a presença de oficiais e autoridades militares e civis, além dos familiares e convidados dos cadetes, para comemorar a primeira fase deles na Academia.
Fonte: Polícia Militar PR
POLÍCIA
Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Published
3 dias agoon
16 de abril de 2025By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário
Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.
Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.
Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.
Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.
Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR

Feira projeta superar R$ 4,4 bilhões em negócios e reforça papel estratégico do estado no agronegócio nacional

Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

Nova fábrica e investimentos bilionários transformam Estado em “Vale da Celulose”

Impulsionados pelo “tarifaço”, países fortalecem o BRICS e firmam nova agenda agrícola

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial é do Paraná
PARANÁ


Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano
Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$...


Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial é do Paraná
Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA),...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Isis Valverde posa agarradinha com Marcus Buaiz em foto com filho e enteados: ‘Nós’
Isis Valverde, de 38 anos, que está curtindo momentos em família em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, abriu...


Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’
Talita Younan compartilhou fotos em que ela e a atriz Gabriela Duarte, sua cunhada, aparecem usando biquínis de oncinha em uma praia....


Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’
A cantora Lexa, de 30 anos, lançou, nessa quinta-feira (17), a música “Você e Eu”, feita para a filha, Sofia, que...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA5 dias ago
BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Líder da Oposição denuncia suspeita de sobrepreço em contrato entre SEED e FAPEC
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Suinocultura se consolida como um dos principais polos produtivos do Brasil
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Recuperação de pastagens é aposta para agro sustentável