NOVA AURORA

POLÍCIA

Almoço da Velha Guarda reúne 90 policiais militares da Reserva Remunerada na APMG

Publicado em

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Os policiais militares que fazem parte da Reserva Remunerada da PMPR participaram, na manhã desta quinta-feira (15/08), do tradicional almoço da Velha Guarda, em comemoração aos 165 anos da Polícia Militar. O evento aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e contou com a participação de 90 militares estaduais veteranos.

Para o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, esse é o momento de homenagear as pessoas que deixaram a sua marca na história da Corporação. “Reverenciá-los hoje é uma obrigação nossa, e aproveitar a oportunidade e mostrar para esses jovens cadetes, que ainda estão na Academia, que o valor da integração é essencial. Eles têm muito a aprender com a velha guarda e esses ensinamentos passam de geração em geração”, disse.

Um dos momentos mais emocionantes foi o desfile composto por cadetes da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da APMG e a Velha Guarda da PM, além do grupo de motociclistas que também é formado por policiais da Reserva Remunerada.

Leia Também:  PCPR recupera veículo furtado em São Paulo

“É um momento para render graça e prestar homenagens aos policiais que já estão na Reserva Remunerada e proporcionar o desfile aos nossos cadetes é colocar os dois extremos da nossa Corporação juntos. Ou seja, unir os cadetes que iniciam sua caminhada na PM com aqueles que já estão na vida pós-operacional”, disse o Comandante da APM, coronel Ronaldo de Abreu.

Para o tenente-coronel da Reserva Remunerada João de Paula Carneiro, além de reencontrar os amigos, mostra que as pessoas ainda lembram-se daqueles que já passaram pela PM. “Voltar até a Academia é recordar o passado e depois de tantos anos todos nós temos muitas histórias para contar. Hoje eu tenho um filho que é coronel da Reserva, um parente que é cadete e outro filho que está no Colégio da Polícia Militar e que também irá ingressar na PM”, disse o tenente-coronel que está há 27 anos na Reserva Remunerada.

Após mais de 30 anos na PM, a cabo Maria Helena Damásio, que se aposentou há cinco anos, e desde então faz questão de participar do almoço da Velha Guarda. “É um momento de alegria, de rever as pessoas que não vemos há muito tempo, amigas, amigos, colegas de serviço. É muito bom esse momento pra comemorar, junto com o aniversário de 165 anos da PM, podemos relembrar os nossos anos usando a farda cáqui”, relatou.

Leia Também:  Governo entrega 84 medalhas para policiais civis de Umuarama e Paranavaí

“A Academia traz muitas saudades. Passei por aqui como cadete, como capitão e fiz o Curso Superior de Polícia (CSP). Ao longo da nossa carreira aqui se tona a nossa segunda casa”, disse o tenente-coronel Cesar Medeiros, que esteve por 35 anos no quadro de oficiais da PM.

Subtenente Edson Bindi está há 31 anos na Reserva Remunerada e estava dando aula na APMG quando se aposentou. “É um prazer rever todos esses companheiros de farda, e também lembrar daqueles que não estão mais conosco. Hoje muitos dos meus alunos são coronéis, sendo um deles o Comandante-Geral da PM, o coronel Péricles de Matos, e isso é uma alegria muito grande”, finalizou.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Published

on

By

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira edição de 2025 do encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades da segurança pública de todo o país para debater estratégias e soluções voltadas ao fortalecimento da ordem e da proteção da sociedade.

Durante o encontro que vai até a próxima sexta-feira, estão sendo discutidas questões fundamentais para o aprimoramento das forças de segurança, com ênfase na atuação conjunta das polícias militares com outros órgãos no combate a crimes como tráfico de drogas e contrabando. O alinhamento de estratégias e a troca de experiências entre as corporações foram destacados como elementos essenciais para o fortalecimento da segurança nos estados participantes.

Paralelamente ao encontro do CNCG, ocorreu a 15ª edição da LAAD Defense & Security, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada na Barra da Tijuca. A PMPR esteve presente no evento por meio de sua comitiva especializada nas áreas de planejamento logístico, projetos, compras e licitações. A feira reuniu fabricantes e fornecedores de tecnologia voltada para as polícias, Forças Armadas, Forças Especiais, agências governamentais e demais instituições de segurança pública.

Leia Também:  Mais de 70 mil orientações e advertências dos bombeiros salvam centenas de vidas no litoral

O coronel Jefferson Silva esteve acompanhado do presidente do CNCG, coronel Cássio Araújo de Freitas, que também é comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, anfitrião do evento, e do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, entre outros. Durante a programação, o coronel Ribeiro concedeu ao coronel Jefferson Silva a medalha comemorativa dos 190 anos da PMSE.

O comandante-geral da PMPR também participou de uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, discutindo temas prioritários para a segurança nacional e o aprimoramento das forças policiais estaduais.

Para o coronel Jefferson Silva, eventos como esse são fundamentais para a troca de experiências e o aperfeiçoamento das políticas de segurança. “Essas reuniões permitem a discussão de temas relevantes para todo o país e a formulação de soluções práticas adaptadas à realidade de cada estado. A troca de experiências e a exposição de novas tecnologias contribuem para melhorar cada vez mais o atendimento à população”, destacou o comandante-geral da PMPR.

Leia Também:  PCPR prende condenado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Castro

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA