NOVA AURORA

POLÍCIA

Almoço da Velha Guarda reúne 90 policiais militares da Reserva Remunerada na APMG

Publicado em

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Os policiais militares que fazem parte da Reserva Remunerada da PMPR participaram, na manhã desta quinta-feira (15/08), do tradicional almoço da Velha Guarda, em comemoração aos 165 anos da Polícia Militar. O evento aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e contou com a participação de 90 militares estaduais veteranos.

Para o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, esse é o momento de homenagear as pessoas que deixaram a sua marca na história da Corporação. “Reverenciá-los hoje é uma obrigação nossa, e aproveitar a oportunidade e mostrar para esses jovens cadetes, que ainda estão na Academia, que o valor da integração é essencial. Eles têm muito a aprender com a velha guarda e esses ensinamentos passam de geração em geração”, disse.

Um dos momentos mais emocionantes foi o desfile composto por cadetes da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da APMG e a Velha Guarda da PM, além do grupo de motociclistas que também é formado por policiais da Reserva Remunerada.

Leia Também:  PCPR emite 1 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional em 2024

“É um momento para render graça e prestar homenagens aos policiais que já estão na Reserva Remunerada e proporcionar o desfile aos nossos cadetes é colocar os dois extremos da nossa Corporação juntos. Ou seja, unir os cadetes que iniciam sua caminhada na PM com aqueles que já estão na vida pós-operacional”, disse o Comandante da APM, coronel Ronaldo de Abreu.

Para o tenente-coronel da Reserva Remunerada João de Paula Carneiro, além de reencontrar os amigos, mostra que as pessoas ainda lembram-se daqueles que já passaram pela PM. “Voltar até a Academia é recordar o passado e depois de tantos anos todos nós temos muitas histórias para contar. Hoje eu tenho um filho que é coronel da Reserva, um parente que é cadete e outro filho que está no Colégio da Polícia Militar e que também irá ingressar na PM”, disse o tenente-coronel que está há 27 anos na Reserva Remunerada.

Após mais de 30 anos na PM, a cabo Maria Helena Damásio, que se aposentou há cinco anos, e desde então faz questão de participar do almoço da Velha Guarda. “É um momento de alegria, de rever as pessoas que não vemos há muito tempo, amigas, amigos, colegas de serviço. É muito bom esse momento pra comemorar, junto com o aniversário de 165 anos da PM, podemos relembrar os nossos anos usando a farda cáqui”, relatou.

Leia Também:  Copel reúne eletricistas autônomos para alinhamento sobre normas técnicas

“A Academia traz muitas saudades. Passei por aqui como cadete, como capitão e fiz o Curso Superior de Polícia (CSP). Ao longo da nossa carreira aqui se tona a nossa segunda casa”, disse o tenente-coronel Cesar Medeiros, que esteve por 35 anos no quadro de oficiais da PM.

Subtenente Edson Bindi está há 31 anos na Reserva Remunerada e estava dando aula na APMG quando se aposentou. “É um prazer rever todos esses companheiros de farda, e também lembrar daqueles que não estão mais conosco. Hoje muitos dos meus alunos são coronéis, sendo um deles o Comandante-Geral da PM, o coronel Péricles de Matos, e isso é uma alegria muito grande”, finalizou.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Copel reúne eletricistas autônomos para alinhamento sobre normas técnicas

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA