Na última quinta-feira, 31 de agosto, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná lançou a Operação Cidade Segura, uma iniciativa que teve como objetivo integrar as forças de segurança do estado e intensificar o policiamento ostensivo em várias localidades da capital paranaense. Com foco na prevenção de delitos e na possível repressão de práticas criminosas, a participação da Polícia Militar do Paraná (PMPR) na operação levou à intensificação do policiamento de proximidade nas áreas com maior incidência de ocorrências, ampliando o acesso da população aos serviços prestados pela PMPR.
Ao longo dos dois dias de atuação da Operação Cidade Segura, mais de 500 quilômetros de vias foram patrulhados na capital paranaense. Durante esse período, as forças de segurança realizaram ações de bloqueio, verificação de estabelecimentos, abordagem a pessoas e fiscalização de veículos.
Mais de 380 veículos, incluindo automóveis, motocicletas e caminhões foram vistoriados. Destes, 52 foram autuados por irregularidades diversas. Além disso, um veículo foi encaminhado à delegacia de polícia, 26 veículos foram retidos e liberados de acordo com o artigo 270 § 2º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), enquanto outros 11 foram recolhidos ao pátio devido a infrações de natureza administrativa. A operação também incluiu a realização de 21 testes etilométricos, resultando no encaminhamento de um condutor por embriaguez ao volante.
As aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) desempenharam um papel fundamental nas ações policiais em solo. Equipados com tecnologia de última geração, os helicópteros do BPMOA totalizaram mais de cinco horas de patrulhamento aéreo noturno, contribuindo para a eficácia das operações.
Outros resultados importantes da Operação Cidade Segura incluíram a apreensão de substâncias entorpecentes como cocaína, maconha, crack e comprimidos de ecstasy. Além disso, um telefone celular e um simulacro de arma de fogo foram apreendidos nas ações. No total, quatro pessoas foram presas e dois menores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia do Adolescente.
O Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância do estreitamento de laços entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do estado. “Operações como essa demonstram a força da integração das forças de segurança, ampliando o acesso aos serviços prestados e trazendo mais tranquilidade aos cidadãos paranaenses. A colaboração entre as forças de segurança é fundamental para a manutenção da ordem e segurança pública em todo o estado”, enfatizou o Comandante-Geral.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR