NOVA AURORA

PARANÁ

Workshop de apoio logístico e finanças do Corpo de Bombeiros capacita 190 servidores

Publicado em

Após três dias de palestras, terminou nesta quinta-feira (1) o 1º Workshop DALF (Diretoria de Apoio Logístico e Finanças) do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O evento foi realizado na unidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com a participação de 190 pessoas, entre bombeiros militares e representantes de outras forças, como Polícia Científica, Polícia Militar (PMPR), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Polícia Civil (PCPR). O intuito foi atualizar e ampliar a capacitação desses profissionais em uma área sensível para órgãos vinculados ao Poder Público, que são as licitações.

Durante as atividades, foram apresentados temas ligados à legislação da área, destacando inclusive a responsabilização dos agentes públicos nos processos de licitação, e relacionados a finanças e gestão de recursos públicos. Os palestrantes também ofereceram aos participantes uma visão macro dos procedimentos licitatórios, além de instruções específicas para a atuação no dia a dia da Corporação.

Dentro do CBMPR, a gestão otimizada dos recursos públicos é parte fundamental do que se entende por prestar o melhor serviço possível à sociedade, valorizando o dinheiro do contribuinte ao mesmo tempo em que fornece atendimento especializado em prevenção e resposta a emergências. O major Alexis Iverson Martins, chefe do Centro de Orçamento e Finanças da DALF, destaca a realização deste workshop.

Leia Também:  Estado aumenta aquisição de alimentos orgânicos para merenda e ensina prática nas escolas

“É importante, primeiramente, pela disseminação do conhecimento da nova Lei de Licitações e da nova estrutura do Corpo de Bombeiros que mexe com orçamento, finanças e licitações”, disse, explicando que esse encontro vem auxiliar uma mudança prevista na Instituição. “Vamos descentralizar essas licitações para os Comandos Regionais Bombeiro Militar, e eles terão autonomia para realizar suas suas próprias licitações, de acordo com o orçamento de cada um. Como cada região tem suas características, os CRBMs poderão direcionar esforços a necessidades próprias ou situações que venham a ocorrer nessas localidades”, acrescentou.

Para o comandante do 1º CRBM, tenente-coronel Fernando Ferreira Machado, essa iniciativa trará impacto para todas as esferas da Corporação. “O envolvimento dos CRBMs nos processos de custeio será fundamental para que tenhamos agilidade”, afirmou. “Processos em níveis regionais poderão ser concentrados nos CRBMs, liberando a DALF para atuar em licitações de maior robustez e com a possibilidade de estudar novas formas para conduzir processos licitatórios, para que sejamos mais eficientes e tenhamos avanços mais expressivos na aquisição de materiais equipamentos e viaturas”.

Com a emancipação em relação à Polícia Militar, em dezembro de 2022, o CBMPR, agora independente, passou por uma reestruturação, buscando se enquadrar à nova realidade, e a DALF foi criada justamente nesse cenário. A mudança, que ainda não completou dois anos, resultou em aumento significativo do orçamento da Instituição (atualmente em cerca de R$ 100 milhões para custeio e investimentos), o que consequentemente acarretou em maior volume e responsabilidade na administração desses recursos.

Leia Também:  Cataratas do Iguaçu são apresentadas a turistas durante as Olimpíadas de Paris

O número de licitações por ano no Corpo de Bombeiros varia, em média, de 100 a 120. O 1º Workshop DALF ajudou a disseminar as informações referentes à gestão de recursos, bem como permitiu a troca de ideias e a discussão para aperfeiçoamento dos trâmites burocráticos. A principal preocupação foi capacitar o efetivo para lidar com as fases interna e externa desse trabalho de modo mais independente da DALF, que passaria a uma função de assessoria nesses processos, objetivo que o cabo Marco Aurélio Lucion acredita ter sido alcançado.

“O evento foi esclarecedor. É muito interessante esse alinhamento do entendimento quanto aos assuntos relacionados a licitações, de modo que todos trabalhem da mesma forma, buscando o melhor resultado para os licitantes, para as empresas contratadas, e para o público de modo geral”, disse o tenente-coronel Fernando Ferreira Machado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Após desligamentos, Copel dá dicas para evitar acidentes com drones na rede elétrica

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Decreto de Baixo Risco foi um dos pontos altos da Feira do Empreendedor em Curitiba

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA