NOVA AURORA

PARANÁ

Visita mediada a “Mejtere” e aula de erva-mate: MUPA terá programação no Abril Indígena

Publicado em

Ao longo do mês de abril, o Museu Paranaense (MUPA) preparou duas atividades para marcar o Abril Indígena, com visita mediada na exposição “Mejtere: histórias recontadas” e uma ação educativa para crianças sobre a erva-mate. O mês é marcado pela valorização da cultura e diversidade dos povos originários, celebrado em torno do Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril. Todas as atividades são gratuitas. 

Confira a programação abaixo:

Visita mediada – “Mejtere: histórias recontadas”

12/04 (sábado), das 14h30 às 16h

A mediação, voltada para público adulto, percorre a exposição “Mejtere: histórias recontadas”. Produzida por uma curadoria compartilhada entre estudantes indígenas universitários e a equipe do MUPA, a mostra de longa duração apresenta nova perspectiva sobre a presença dos povos indígenas no Brasil.

Com cinco núcleos temáticos elaborados a partir de textos de autores indígenas, a exibição reúne objetos, textos e produções artísticas e culturais que conectam passado e presente, celebrando a resistência, a diversidade e as heranças dos povos originários. Não necessita inscrição para participar da mediação.

Leia Também:  Leilão do Lote 2 garante pedágio 56% mais barato em relação ao antigo modelo

Ação educativa – “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”

26/04 (sábado), das 14h30 às 16h30

Com uma forte tradição no Paraná, a erva-mate — também chamada de ka’a (Guarani), kukuay (Xetá) e kógũnh (Kanhgág) — carrega muitos significados para os povos indígenas. Guiados por uma narrativa de fábula e de protagonismo indígena, as crianças vão conhecer os caminhos que a planta percorreu ao longo do tempo, até se tornar os populares chimarrão e tererê.

O público também poderá visitar o pé de erva-mate do Jardim do MUPA e construir coletivamente uma gravura inspirada nas histórias de Ka’a, para os Guarani, e na obra do artista indígena Gustavo Caboco, em cartaz na exposição “Objeto Sujeito”. A atividade é voltada para crianças de 6 a 12 anos e dispõe de vinte vagas. Inscreva-se pelo formulário no link.

Serviço:

Visita mediada – “Mejtere: histórias recontadas”

12/04 (sábado), das 14h30 às 16h

Não necessita inscrição

Ação educativa – “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”

Leia Também:  DER/PR orienta que veículos pesados não utilizem a PR-364 como rota alternativa

26/04 (sábado), das 14h30 às 16h30

Inscrição pelo formulário no link

R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo nomeia pela primeira vez mulher para o comando da TV Paraná Turismo

Published

on

By

Pela primeira vez, a diretoria da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), será comandada por uma mulher. O Governo do Estado indicou a jornalista Giselle Lima para a diretoria responsável pela Rádio Educativa e TV Paraná Turismo, no lugar do jornalista Antonio Carlos da Silva, que segue na programação com o programa Paraná Motor e, por incompatibilidade de agenda, não conseguia mais executar as duas funções. O decreto de nomeação será assinado nos próximos dias pelo governador em exercício Darci Piana.

O secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata, destacou o trabalho realizado por Antonio Carlos à frente das emissoras. “Nosso agradecimento a ele por todo o empenho em fazer da TV Paraná Turismo e da Rádio Educativa veículos de comunicação pública modernos, com qualidade na informação, levando para os paranaenses as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado”, afirmou. “Tivemos uma grande cobertura no Verão Maior Paraná e estamos investindo na programação, fruto também do seu trabalho”.

Leia Também:  Fotógrafo Wagner Melo explora espaços urbanos na residência do Alfredo Andersen

Giselle é formada em jornalismo pelo Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) e pós-graduada em Liderança no Espaço Escolar, Orientação Educacional, Supervisão e Direção Escolar pelo Centro Internacional de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CIPPEX). Ela já passou pelas emissoras Globo AM, CBN Curitiba, Clube AM e FM, TV Lumen e Rede Massa; foi assessora de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e professora no Instituto Federal do Paraná. Atualmente é superintendente de Jornalismo da Rádio Educativa e TV Paraná Turismo.

“Giselle, que já integra a nossa equipe, chega agora à diretoria com a missão de impulsionar o trabalho de excelência que já é desenvolvido por um time competente, fazendo com que a comunicação pública do Paraná continue a ser referência para todo o Brasil”, acrescentou o secretário.

O sinal da TV Paraná Turismo pode ser sintonizado em TV aberta pelo canal 9.1 UHF, em Curitiba e Matinhos; 44.1 UHF, em Foz do Iguaçu; 33.1 UHF, em Londrina; e 50.1 UHF, em Palotina. Recentemente, a TV adquiriu novos transmissores para ampliar o alcance da programação para todas as regiões do Estado.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de tentar furtar prefeitura de Guaratuba 4 horas após o crime

Desde 2023, todos os brasileiros também podem acompanhar a programação pelo canal 509 na Claro/NET, na antena parabólica pelo satélite Star One D2 (frequência 4056 na Banda C) e também pela Banda KU no canal 236 e na SKY TVRO no canal 66. 

A Rádio Educativa FM opera na frequência 97.1 MHz em Curitiba e região. Já a Educativa AM transmite na frequência 630 kHz. Parte da programação da rádio, bem como do conteúdo da TV, pode ser acessada por meio de plataformas de streaming, como YouTube (TV e rádio) e Spotify.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA