NOVA AURORA

PARANÁ

Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou, nesta sexta-feira (20), durante o 9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em São Paulo, um balanço sobre as ações da Vigilância em Saúde do Estado, que envolve os campos de cuidado humano, animal e ambiental.
Uma experiência destacada foi o controle da Febre Amarela, por meio da implantação do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss), desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e que hoje monitora todos os 399 municípios do Estado. O Paraná foi pioneiro no Brasil a utilizar o sistema que, em linhas gerais, ajuda a traçar os locais de dispersão do vírus, permitindo que as equipes técnicas façam o desenho dos corredores ecológicos, rotas de possível circulação e amplificação do vírus amarílico. Neste ano, nenhum caso humano de febre amarela foi registrado.
“A vigilância desempenha um papel central tanto na prevenção quanto na avaliação das condições epidemiológicas do Paraná em tempo real. Temos buscado expandir nossa capacidade de atuação e os resultados se mostram valorosos, promovendo nosso maior objetivo: a segurança dos paranaenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
DENGUE – O monitoramento laboratorial da dengue também foi destaque durante o encontro, principalmente pelo Programa Vigilante, iniciativa da Sesa em parceria com o Laboratório Central do Paraná (Lacen). Com 65 unidades de vigilância distribuídas pelo Estado, é possível coletar regularmente amostras de pacientes ambulatoriais que apresentam suspeitas de dengue, fortalecendo o acompanhamento da evolução epidemiológica do vírus no Estado.
A avaliação dos resultados obtidos a partir dessas amostras permite identificar, de forma localizada, quais sorotipos de dengue estão em circulação e se há indícios de introdução da dengue em áreas não endêmicas. Além disso, é possível também monitorar outros arbovírus, como Chikungunya, Zika e Febre Amarela.
“A rede sentinela é uma estratégia de referência que tem auxiliado de maneira grandiosa no combate às arboviroses. É gratificante poder apresentar este projeto a outros gestores e, assim, contribuir também para a vigilância de estados vizinhos”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.
JUDICIALIZAÇÃO – No encontro, o Paraná também apresentou as medidas que permitem o ressarcimento financeiro de insumos e medicamentos por parte da União ao Governo do Estado, com intermediação judicial.
Com o intuito de assegurar atendimento imediato aos pacientes que necessitam de medicamentos, o Governo adquire os itens, mesmo que a competência desse processo seja da administração federal. Assim, o Estado indica a necessidade de compra de insumos, a Justiça fixa o valor para o custeio dos fármacos pelo período de tratamento junto e determina a transferência dos recursos da União para a conta bancária do Fundo da Saúde.
“Muitas vezes, precisamos agir de maneira que antecipe um cronograma de ações para garantir que nossos pacientes não fiquem desassistidos. Com esse processo de judicialização, o Estado pode reaver recursos que foram utilizados para preservar a integridade de paranaenses que necessitem de medicamentos”, concluiu o diretor-geral.

Leia Também:  UEL e UEPG promovem feiras de profissões para alunos de ensino médio nesta semana

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Copel dará orientações sobre o mercado livre de energia em eventos para industriais

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Almirante Tamandaré ganhará um Ambulatório Médico Especializado e um novo Pronto Atendimento

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA