NOVA AURORA

PARANÁ

Vice-governador acompanha a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná

Publicado em

O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães assume a presidência pela segunda vez, agora para o biênio 2023-2024. Também conselheiros, Ivens Linhares passa a ocupar a vice-presidência e Ivan Bonilha o cargo de corregedor-geral.

O vice-governador Darci Piana participou nesta quarta-feira (18) da posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), eleita em dezembro do ano passado para o biênio 2023-2024. O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães assume a presidência da instituição pela segunda vez, no lugar de Fábio Camargo. Também conselheiros, Ivens Linhares passa a ocupar a vice-presidência e Ivan Bonilha o cargo de corregedor-geral.

Piana cumprimentou a nova diretoria do TCE/PR, responsável pela fiscalização das contas públicas e do controle externo das prefeituras, câmaras municipais, do Estado e da Assembleia Legislativa. “Temos um dos melhores Tribunais de Contas deste País aqui no Paraná e Fernando Guimarães é uma pessoa muito competente. Tenho certeza que ele vai continuar o trabalho extraordinário que tem sido feito até agora”, disse.

Guimarães, que até então ocupava o cargo de corregedor-geral do órgão, ressaltou os trabalhos da gestão anterior e elencou as propostas para os próximos dois anos. Segundo ele, o foco será estreitar a relação com os poderes e assumir uma postura preventiva, priorizando planejamento e um trabalho técnico.

“Hoje temos uma evolução do Legislativo e mais instrumentos de controle, precisamos utilizá-los para atingir esse senso de união das instituições. Sou grato por receber o Tribunal nesse momento. E é essa a tônica que eu quero dar na gestão, com diálogos interinstitucionais, para que as políticas públicas e as discussões orçamentárias possam ter uma moderação de natureza técnica”, ressaltou o presidente do TCE/PR .

Leia Também:  Sanepar adota tuc-tuc elétrico para fazer substituição de hidrômetros

Ele propôs diretrizes a serem desempenhadas a curto, médio e longo prazo, e sugeriu medidas como a formação de redes de controle para a fiscalização das contas públicas, o desenvolvimento de ações em parceria com universidades, para que atuem como coparticipantes em audiências e consultas públicas, a expansão das parcerias com órgãos internacionais, capacitação de gestores públicos, entre outras iniciativas.

Guimarães também quer aumentar a atuação nas 399 cidades paranaenses. “Precisamos auxiliar o planejamento dos municípios que possuem uma série de carências. Podemos fazer um grande avanço nisso, com acompanhamento e execução, auxiliando os Legislativos Municipais a aplicar capacitação para vereadores e gestores”, ressaltou.

A procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Valéria Borba, elogiou a atuação de Guimarães durante a sua trajetória na instituição. “Poucas pessoas conhecem tão bem esse tribunal como o conselheiro Fernando. Não tenho dúvida que seu conhecimento institucional associado à expertise técnica contribuirão para o desenvolvimento de importantes ações no Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou.

CURRÍCULO – Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Fernando Guimarães possui especialização em Direito Público pelo Instituto dos Advogados do Paraná. Oriundo do Ministério Público de Contas (MPC-PR) e conselheiro desde novembro de 2002, esta será a segunda vez que Guimarães presidirá o Tribunal. Sua primeira gestão foi no biênio 2011-2012. Ele foi vice-presidente no biênio 2009-2010 e corregedor-geral em três mandatos: 2005-2006, 2007-2008 e no atual, 2021-2022.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de posse o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais de Cidades, Eduardo Pimentel, da Cultura, Luciana Casagrande, da Segurança Pública, Hudson Teixeira, da Administração e Previdência, Elisandro Frigo, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, e da Saúde, Beto Preto; a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano, do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Neto, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Ana Carolina Zaina; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; a procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Luiz Cláudio Romanelli; os ex-governadores Beto Richa e Orlando Pessuti; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; os diretores-presidentes da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, da Sanepar, Claudio Stabile, da Invest Paraná, Eduardo Bekin, da Ferroeste, André Gonçalves, e da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; e demais conselheiros e autoridades.

Leia Também:  Segue interdição da PR-151 em Jaguariaíva; DER-PR indica rotas alternativas

GALERIA DE IMAGENS

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  PCPR divulga imagens de veículo envolvido em sinistro de trânsito com morte em Curitiba

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Dia do Voluntariado: quase 800 pessoas ajudam o IAT a cuidar do meio ambiente

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA