NOVA AURORA

PARANÁ

Viaje Paraná abre chamamento para empresários participarem de festival de gastronomia

Publicado em

O Viaje Paraná, órgão de promoção comercial vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), está com edital aberto para que empresas do ramo da gastronomia participem como coexpositoras no Festival Tutano, evento gastronômico que acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, entre os dias 21 a 23 deste mês. 

As empresas selecionadas poderão promover no estande do Viaje Paraná degustações e comercialização de pratos e produtos durante os dois primeiros dias do evento.

Em sua 5ª edição, o Festival Tutano se posiciona como uma exaltação à culinária paranaense, reunindo chefs, produtores locais, amantes da gastronomia e entusiastas do turismo ligado à culinária paranaense. Durante os dias 21 e 22, os expositores selecionados terão contato com um público estimado em mais de 1,7 mil pessoas – registro da última edição.

Os interessados têm até a próxima quarta-feira (11) para preencher o formulário de seleção. Para conferir as diretrizes e o manual do expositor, basta acessar o site do Viaje Paraná, na aba “institucional”, seção “atas, editais e chamamentos públicos”. O edital de participação está disponível clicando AQUI.

Leia Também:  Obras de recuperação da encosta da BR-277 no km 41 entram na reta final

Um dos requisitos para participação é de que as empresas interessadas tenham sua atuação focada no mercado gastronômico local – ou seja, com sede no estado, ou na venda de produtos paranaenses. Outro ponto a ser seguido é que os participantes utilizem práticas ou ingredientes que valorizem a cultura e tradição culinária do Paraná.

“Quando convidamos expositores para eventos como este, nós conseguimos aproximar a iniciativa privada do setor público, etapa muito importante para o desenvolvimento do turismo paranaense”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Nosso trabalho tem como foco a promoção dos atrativos do estado. Por isso, temos os departamentos de segmentação que trabalham com o turismo em seus vários recortes. Um deles, inclusive, é voltado ao turismo gastronômico”.

PROGRAMAÇÃO  Ao longo dos dias 21 e 22 (sábado e domingo), serão promovidas uma série de atividades voltadas para todos os públicos, com muita comida, aulas-show de preparo de pratos, bebidas e degustações com especialistas, além de uma feira de produtos, apresentações musicais e outras atrações. 

Leia Também:  Fim de semana é marcado pela definição dos classificados para próxima fase dos Japs

Já o dia 23 (segunda-feira) será exclusivo para o Fórum Tutano, parte do festival que conta com palestras e painéis guiados por grandes nomes do mercado de alimentos, bebidas e turismo. O dia promete ser cheio de conteúdo aos empresários e participantes que, além das capacitações, terão a oportunidade de interagir e se conectar com outros profissionais, pensadores e gestores do ramo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado vai instalar mais 255 academias e 110 parques adaptados em diversas cidades

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Perto do cidadão: Estado destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA