NOVA AURORA

PARANÁ

Vestibular 2025 da UEL será aplicado em 42 locais para mais de 16 mil candidatos

Publicado em

Os 16.338 candidatos ao Vestibular 2025 da UEL iniciam a maratona no próximo domingo, dia 17 de novembro, quando será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais. Pela primeira vez o concurso será realizado em fase única de dois dias. Na segunda seguinte (18) os candidatos serão desafiados com a Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos.

As salas serão abertas a partir das 13h30, com as provas iniciando a partir das 14 horas. Este ano serão 42 locais distintos – salas de aula distribuídas no Campus da UEL, salas da Unifil (na av. JK e Rua Alagoas), Penitenciárias e escolas Municipais e Estaduais de Londrina. A Cops divulga o Cartão de Inscrição na próxima segunda-feira (11), a partir das 17 horas. O cartão contém informações indispensáveis, como o número de inscrição e o local de prova.

A UEL oferece 1.956 vagas em 53 cursos de graduação por meio do processo seletivo. O total de vagas ofertadas para o próximo ano letivo é de 3.180, considerando as outras formas de ingresso – Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prova Paraná Mais. Para garantir a segurança e a organização, aproximadamente 1,8 mil pessoas deverão trabalhar no Vestibular, desde fiscais que atuam nas salas e prédios, passando pelos setores de segurança, logística, trânsito e atendimento.

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Sandra Garcia, o novo modelo de Vestibular atende as adequações realizadas no Ensino Médio e beneficia o candidato pelo formato em fase única. Em relação às provas, ela explica que não foram feitas grandes alterações. No dia 17 a prova é objetiva, interdisciplinar, com 60 questões de múltipla escolha, sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

Leia Também:  Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação está com as inscrições abertas

Já no dia 18 os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, no portal da Cops.

“Esse movimento que a universidade faz busca impactar a escola, o Ensino Médio. O aluno tem de ter conhecimento de conteúdo, de forma integrada, para que esse estudante esteja preparado para sua inserção no mercado do trabalho, com capacidade para uma leitura mais global”, define. As questões exigem que o candidato cruze conhecimentos e demonstre capacidade de interpretar informações e correlacioná-las.

Outra inovação é a aplicação da Prova Paraná Mais. Em junho passado o Conselho Universitário aprovou o direcionamento de 20% das vagas do Vestibular para ingresso via nota da Prova, que será aplicada para estudantes do último ano do Ensino Médio do Paraná e de outros estados. Segundo a Coordenadora da Cops, a média obtida poderá ser utilizada pelo candidato em janeiro quando a Secretaria Estadual de Educação (SEED) abrir inscrições para que os estudantes concorram às vagas reservadas pelas sete Universidades Estaduais paranaenses.

Leia Também:  Celepar implanta sistema que agiliza processos digitais e garante mais segurança virtual

Dos 53 cursos da UEL, cinco (Arquitetura, Design Gráfico, Design de Moda, Artes e Música) não entram na disputa pela prova Paraná Mais. O motivo é a necessidade da realização de Prova de Habilidade Específica, apontada pelos Colegiados de Curso como importante para comprovar a capacidade e a habilidade dos candidatos.

NÚMEROS – Dos mais de 16 mil inscritos, 6.668 são de Londrina. De acordo com informações da Cops, 13.306 candidatos são paranaenses. Outros 2.344 são provenientes do estado de São Paulo e 688 de outros estados. As mulheres representam a grande maioria (10.050), contra 6.288 homens. Ainda sobre o perfil dos candidatos, o mais velho tem 72 anos e disputa uma vaga em Medicina. O mais novo tem apenas 13 anos e está inscrito como treineiro, no curso de Arquitetura.

CONCORRÊNCIA – Com 5.182 candidatos inscritos, o curso de Medicina é o que registra a maior concorrência no sistema universal, com 128,95 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Ciência da Computação, com 40,64 candidatos/vaga, seguido de Biomedicina (37,43), Psicologia (31,92) e Ciência de Dados (20,93). A relação completa dos 53 cursos está disponível no Portal da Cops.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Sanepar é premiada como uma das empresas do setor que mais inovam com statups no país

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Celepar implanta sistema que agiliza processos digitais e garante mais segurança virtual

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA