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Vestibular 2025 da UEL reuniu milhares de jovens no domingo; provas seguem nesta segunda

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Candidatos de todo o País participaram neste domingo (17) do primeiro dia do Vestibular UEL 2025, quando foi aplicada a prova objetiva de Conhecimentos Gerais, com 60 questões relacionadas ao conteúdo do Ensino Médio. Cerca de 2,8 mil candidatos não compareceram, quantitativo que representa 17,29% do total de 16.338 inscritos.

Pela primeira vez os candidatos participaram de um novo modelo de Vestibular, em fase única de dois dias, que atende adequações realizadas no Ensino Médio. Nesta segunda-feira (18), os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas disciplinas indicadas pelos colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o novo formato em fase única traz vantagens para os candidatos, sobretudo para aqueles que vêm de fora, que estarão em Londrina uma única vez para o processo de seleção. “A modelagem da prova teve alterações e a equipe Cops está atenta. Faremos uma avaliação final do processo, posteriormente, e um balanço de todos os pontos positivos e outros que talvez tenhamos de aperfeiçoar”, afirmou.

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De acordo com a responsável pela Cops, Sandra Garcia, o primeiro dia do Vestibular ocorreu dentro da normalidade, sem registro de ocorrências, e com um plantão de regularização de documentos pessoais movimentado pela manhã. Ela classificou o novo formato como uma maneira de condensar o concurso em dois dias, sem interferir nas características das provas que buscam um estudante com capacidade interpretativa, com boa leitura e conhecimento geral.

“A prova continua buscando um aluno com visão de mundo, com boa leitura. As questões trazem sempre um texto para interpretar. Se o aluno ler com atenção, tem condições de responder, sempre considerando conteúdos que dialogam entre si”, afirmou.

A prova deste domingo foi interdisciplinar trazendo como tema “Regularidades e Não Regularidades”, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Matemática e Química). Segundo a professora, um exemplo de regularidade é a ciência, com características objetivas, sempre exata, que privilegia fatos comprovados. Exemplo de algo não regular é o clima, que pode surpreender com enchentes, secas, tempestades e temperaturas extremas.

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Os candidatos foram desafiados a interpretar conhecimentos sobre fatos atuais como a infestação de dengue no Brasil, o conflito entre Israel e Palestina e a obra do artista plástico Carlos Fajardo, que está sendo reconstruída por estudantes e professores do curso de Arquitetura da UEL, no Campus Universitário. A obra foi doada pelo próprio artista, em 1994, durante a Semana de Arte de Londrina, instalada no Centro de Ciências Biológicas (CCB), mas teve de ser retirada assim que foi iniciada a construção de um bloco de salas de aulas e de laboratórios.

Nesta segunda (18), a Cops mantém a recomendação para que os candidatos se atentem e antecipem a chegada aos locais de provas – Campus da UEL, Unifil e escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo é evitar contratempos com trânsito, filas e problemas na chegada aos mais de 40 locais de provas. As salas abrem a partir das 13h20. As provas começam a partir das 14 horas.

Fonte: Governo PR

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Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara

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O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade substitui a antiga, criada em 1958, e conta com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, área administrativa e segurança, espaço dos servidores e espaço ecumênico.

A nova estrutura física, de 5.362 m² de área construída e 20 mil m² de área total, poderá receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo Cense São Francisco, e atende aos novos padrões arquitetônicos e técnicos para unidades de internação, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) instituídas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolecentes).

A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações (Pred), e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 9,4 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR). O investimento total foi de R$ 10 milhões.

A obra foi concluída em dezembro de 2024 com o término do ginásio de esportes e da caixa d’água. No primeiro trimestre de 2025 foram instalados o mobiliário e equipamentos, além de feita a transferência de internos do antigo Cense, agora desativado. O novo Centro de Socioeducação já conta com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e servidores administrativos e terceirizados.

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“Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

“Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes”, declarou o diretor da unidade, Ronaldo Marafon Drevek.

“É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.” afirmou a promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná.

“Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes”, destacou a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin.

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SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.

Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Dezenove delas são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Há, também, nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.

São 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PIRAQUARA

Foto: Ari Dias/AEN

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade a diretora de Justiça e Cidadania da Seju, Viviane da Paz; o coordenador estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo (CGS) da Seju, Alex Sandro da Silva; a coordenadora estadual da Política de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Prisciane de Oliveira; a juíza coordenadora de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Maria Roseli Guiessmann; o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fernando Redede Rodrigues; a juíza da Vara da Infância de Piraquara, Caroline Vieira de Andrade Mattar; a promotora de Justiça de Piraquara Elaine Palazzo Ayres; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Danielle Dalavechia Chedid Silvestre; a primeira-dama de Piraquara, Ana Mazon; e a secretária municipal de Assistência Social de Piraquara, Maria Cicarelli.

Fonte: Governo PR

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