NOVA AURORA

PARANÁ

Verão Maior Paraná: arenas esportivas garantem diversão às famílias e movimentam as praias

Publicado em

As arenas esportivas montadas em seis pontos estratégicos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e nos municípios de São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste, estão transformando as férias em muito lazer, esporte e integração para toda a família. As atividades são ofertadas no Verão Maior Paraná e já caíram no gosto de turistas e moradores que curtem as praias do Litoral do Estado.

Em Matinhos, no balneário de Caiobá, está localizada a maior Arena, que atrai um público diverso durante todo o dia. Com opções como parede de escalada, tirolesa, trapézio circense, pistas de skate e simulador de surf, além de quadras de beach tennis, vôlei de praia e teqball, o espaço oferece opções para todas as idades. Para quem curte games, a arena gamer é um destaque à parte, funcionando das 15h às 21h, de terça a domingo, com diversas plataformas para os fãs de jogos eletrônicos.

Os turistas que visitaram a arena em Matinhos estão aprovando a ideia. Maria Alice e Maria Isadora Lacerda, que completam 10 anos nesta quinta-feira (9), comemoraram o aniversário na Arena. “Está muito legal, eu gosto de dançar e de todas as barraquinhas”, disse Maria Alice. Já Maria Isadora aproveitou uma das atrações de aventura do espaço. “Eu participei da tirolesa. Dá muito medo, mas é muito divertido”, afirmou, animada.

O pai das gêmeas, o empresário Arthur Lacerda, contou que a família está aproveitando ao máximo a estrutura. “Chegamos no dia 25 de dezembro e participamos das atividades todos os dias. Estamos a meia quadra dessa estrutura maravilhosa que montaram aqui. As quadras de beach tennis, o palco, as meninas estão adorando, tem bastante atividade para criança”, observa. Ele e a esposa também participam diariamente das aulas de dança. “É muito legal, a estrutura é espetacular e o pessoal do palco está de parabéns, anima a gente”, comenta.

Leia Também:  Portos do Paraná certifica sete empresas da Ilha do Mel com "Selo Verde 2023"

A pequena Lara Emanuelle Vicentin, de 7 anos, encarou um paredão de obstáculos que termina com um voo de tirolesa pela arena. “Eu gostei, deu frio na barriga e eu vou voltar mais vezes”, diverte-se. A irmã mais velha, Isabelle Vicentin, de 20 anos, também está aproveitando a estrutura. “Somos de Arapongas, chegamos na terça-feira e aproveitamos todos os dias. Mesmo com chuva, estamos amando, principalmente minha irmã. Como vamos ficar até sábado, vamos aproveitar os shows de Jota Quest e Péricles também. Opção não falta”, comemora.

Os roqueiros do Jota Quest, o sambista Péricles e os sertanejos Matheus & Kauan e Loubet se apresentam no fim de semana, abrindo a maior programação de shows gratuitos no Verão Maior Paraná.

TENDAS – O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Tiago Campos, destacou a abrangência das atividades oferecidas, que além esporte conta com tendas de diferentes secretarias do Estado.  “A ideia é trabalharmos com uma intersetorialidade. Deixamos de ser apenas uma arena de esporte e transformamos esses espaços em arenas de governo, onde cada secretaria colabora com informações de forma lúdica, trazendo entretenimento e atividades diferenciadas para a população.” Segundo ele, nos primeiros dez dias de Arena em Caiobá, 126 mil pessoas já aproveitaram os serviços. No total, neste período foram 593 mil atendimentos.

Um exemplo é a tenda do Detran-PR, que usa tecnologia para promover a educação no trânsito. Os visitantes podem usar óculos de realidade virtual em um game que simula situações de trânsito. Eduarda Marques, de 14 anos, turista de Moreira Sales, no Noroeste do Estado, adorou a experiência. “Achei legal. Você vai olhando e tem várias missões para cumprir. Dá pra aprender brincando. Mostra crianças andando de bicicleta no lugar errado, não atravessando na faixa. Você vai aprendendo enquanto joga”, explica.

Leia Também:  Avanços em infraestrutura e contratações marcam os 116 anos do sistema penitenciário

FUNCIONAMENTO – As arenas esportivas funcionam das 8h às 12h e das 15h às 18h, com equipes de coordenadores e acadêmicos de Educação Física prontas para atender o público. A programação inclui aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas. Elas ficarão montadas até o dia 2 de fevereiro sempre de terça-feira a domingo.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná também fomenta o movimento no Litoral. Trata-se de uma série de ações do Governo do Estado durante a temporada para atender veranistas e a população local com reforço na segurança, atividades de esporte, lazer e cultura, além da oferta de serviços de diversos órgãos estaduais.

Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

Published

on

By

As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

Leia Também:  Inscrições para isenção ou desconto no vestibular 2024 da UEL terminam nesta sexta-feira

“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

Leia Também:  Portos do Paraná certifica sete empresas da Ilha do Mel com "Selo Verde 2023"

A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA