NOVA AURORA

PARANÁ

Veranistas do Litoral curtem manobras radicais de campeões nacionais do skate

Publicado em

O “skate Jam”, promovido pelo Governo do Estado na Arena Caiobá, no Litoral, foi uma das atrações do fim de semana do Verão Maior Paraná. Grandes nomes nacionais do esporte encantaram o público com repertório de manobras radicais, ganhando aplausos e gritos de admiração da rapaziada que acompanhou a apresentação.

Marcaram presenças no Desafio das Estrelas os atletas Augusto Akio, o “Japinha”, que disputará as Olimpíadas de Paris 2024; Carlos de Andrade, o “Piolho”, atleta de referência nacional e primeiro paranaense a se tornar campeão mundial de street skate; Sebastian Simonetto, natural de Curitiba e pódio do STU Nacional, o circuito brasileiro de skate; Mariana Veiga, skatista paranaense de destaque nacional.

Duas rampas foram instaladas para o fim de semana – uma de pequeno porte, para iniciantes, e outra de maior porte, destinada à apresentação dos feras. Na pequena, foram realizadas aulas práticas para crianças que querem iniciar na modalidade.

Para o Japinha, que é vice-campeão mundial e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado, estar presente no Verão Maior Paraná é um reconhecimento pelo trabalho realizado. “É uma satisfação. Eventos como esse levam o esporte para as pessoas que não tinham vivenciado um pouco do que é o skate. Espero que todos consigam colher frutos”, afirmou.

Leia Também:  Raízes: jornada dos imigrantes é retratada em exposição no Arquivo Público do Paraná

Diego Costa, bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, foi um dos cobras do esporte que deu um show na Arena Caiobá. “Participei de sessão com uma galera animal, sinistra. Eu estou muito feliz em poder andar com esse pessoal aqui”, disse ele.

CONVOCAÇÃO – O presidente da Federação de Skate do Paraná, Diego Nazaré Reis, convoca os skatistas a participarem das atividades da modalidade nos postos do Verão Maior Paraná: “Você que está pelo Litoral vem curtir conosco, a rampa será itinerante, passando por Shangri-La, Matinhos e Guaratuba, nos próximos fins de semana.

A partir de quarta-feira (17), a rampa passa a funcionar de maneira itinerante, transitando entre os demais postos de atividades. As aulas práticas para iniciantes acontecerão em dois períodos, das 9h às 11h e das 16h às 19h: Pontal do Paraná (17 a 21 de janeiro); Matinhos (24 a 28 de janeiro) e Guaratuba (31 de janeiro a 5 de fevereiro)

Leia Também:  Obras da Sanepar nos sistemas de água e esgoto em Londrina ultrapassam R$ 250 milhões

VERÃO MAIOR PARANÁ: O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Teatro José Maria Santos recebe peça infantil que incentiva o gosto pela leitura

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Centrais de Relacionamento da Sanepar passam por melhorias em cidades dos Campos Gerais

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA