NOVA AURORA

PARANÁ

Universidade Virtual leva graduação e especializações a milhares de paranaenses

Publicado em

O Governo do Estado desembolsou em 2023 recursos da ordem de R$ 3,5 milhões para fortalecer e ampliar as atividades de ensino ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e foram aplicados na modernização da infraestrutura dos núcleos de educação a distância das sete universidades estaduais do Paraná.

A iniciativa contemplou a reforma e adequação de estúdios e a aquisição de equipamentos de áudio e vídeo e de licenças de softwares para a produção e edição de materiais didáticos utilizados em cursos e módulos de ensino. O objetivo é melhorar a qualidade de produção de conteúdos pedagógicos e assegurar o aprendizado efetivo de estudantes de graduação e pós-graduação, matriculados nos diferentes cursos, e projetos desenvolvidos pelas instituições estaduais de ensino superior.

O canal da UVPR na plataforma de compartilhamento de vídeos no YouTube obteve, em 2023, mais de 51 mil visualizações e um tempo de exibição total superior a 13 mil horas, com um alcance de mais de 4 mil usuários. Ao todo, foram 40 mil visualizações em transmissões ao vivo de eventos online, incluindo projetos governamentais, a exemplo do lançamento da Consulta Pública sobre a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

A coordenadora da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, destaca a importância das ações de ensino online. “O ensino online contribui para a democratização do acesso à educação, pois possibilita que pessoas de diferentes regiões e condições sociais tenham acesso à educação com flexibilidade, ideal para quem precisa conciliar as atividades de estudo com o trabalho”, afirma.

Leia Também:  Paraná lidera a produção nacional de lenha e produtos alimentícios da silvicultura

PROJETOS – Ao longo deste ano, a plataforma digital da UVPR foi utilizada em diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. Na lista está o curso de especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), que reuniu mais de dois mil professores da rede estadual de ensino; e o curso de especialização em Educação Digital para 900 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O ambiente virtual de aprendizagem da UVPR também é adotado em cursos de especialização de programas de Residência Técnica (Restec), como Inovação, Transformação Digital e E-Gov, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Gestão Cultural, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Esses dois cursos de pós-graduação reúnem 383 alunos, entre residentes e servidores públicos.

Em 2024, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), começam as atividades da primeira turma do curso de especialização em Medidas Socioeducativas, para 890 alunos.

Leia Também:  Referência no país, Sistema Estadual de Transplantes é tema do podcast Notícia Boa Paraná

Na modalidade de graduação, a UVPR oferece um curso de tecnologia em Gestão Pública. Com recursos da ordem de R$ 300 mil do Fundo Paraná, essa graduação é ofertada em rede, envolvendo as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).

A UVPR também auxilia órgãos do governo que demandam projetos de aperfeiçoamento profissional. É o caso da Controladoria Geral do Estado (CGE), que disponibiliza uma série de cursos de curta duração para o desenvolvimento profissional. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), oferece um curso online na plataforma da UVPR para servidores, com enfoque em liderança, resultados, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, entre outros temas.

UNIVERSIDADE ABERTA – O governo está comprometido com políticas voltadas para a educação digital em rede, por meio de cursos superiores na modalidade EAD, ações de educação híbrida e projetos de educação digital. A ideia é implantar, a partir da experiência da UVPR, a Universidade Aberta do Paraná, e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da população.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo e Audi renovam parceria para levar teatro a crianças e reformar o Guaíra

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ranking dos Estados: Paraná avança e tem a 4ª melhor infraestrutura do País

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA