NOVA AURORA

PARANÁ

Unioeste apresenta projeto de estudo de trator elétrico no Show Rural

Publicado em

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) apresenta projetos de suas cinco unidades no Show Rural 2024. Dentre eles se destaca o projeto de transformação de um transportador agrícola, tipo “trator”, originalmente construído com motor a combustão, em um equipamento com motorização elétrica, em parceria com a empresa Moldemaq, de Jaraguá do Sul. O trabalho fez parte do projeto de pós-doutorado do acadêmico Felix Augusto Pazuch, aluno do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura.

A equipe de pesquisadores (professores e alunos) tem desenvolvido esse projeto dentro do Laboratório de Máquinas Agrícolas, Tratores e Motores e do Laboratório de Tecnologias Sustentáveis.

O transportador utilizado foi o TM 2200R, com tração nas quatro rodas, sistema de direção por chassi articulado, originalmente equipado com motor diesel, de quatro cilindros, com aspiração natural e potência nominal de 22,2 cv.

“Esse transportador que está sendo desenvolvido terá uma autonomia de 100 km e toda a parte de propulsão é elétrica, sem combustão, ele não será hibrido, mas sim 100% elétrico. Uma curiosidade desse modelo é que a Moldemac decidiu manter câmbio de marchas, então é um veículo elétrico que vai ter a possibilidade de trocar as marchas. Essa opção da empresa permite uma maior opção de torque durante as operações”, afirma o pós-graduando.

Leia Também:  Sanepar encerrará celebração dos 60 anos com espetáculo gratuito no Teatro Guaíra

O projeto conta com o apoio da Moldemaq, que já desenvolve toda a parte estrutural e em parceria com a Unioeste agora desenvolve a parte elétrica e eletrônica do projeto. 

Segundo um dos pesquisadores do projeto, o professor Flávio Gurgaz, a transformação do trator ajuda a nova geração acadêmica a entender o comportamento de uma máquina agrícola com a nova tecnologia. “Queríamos estudar o comportamento do sistema elétrico, das baterias, dos controladores de carga da bateria e do próprio motor elétrico e como esses dispositivos se comportariam em uma máquina que tem alta demanda de força e uma baixa velocidade de deslocamento”, explica.

“Essa é a grande diferença quando se trata de operações agrícolas, diferente de veículos em estradas com velocidade maior e torque menor, diferente do trator que precisa de um torque elevado”, complementa

“Estudamos o comportamento desse transportador elétrico na motorização original do combustível fóssil para entender toda a característica de força, potência e desempenho desse motor e dessa motorização que vai nele originalmente e buscamos entender quais são as semelhanças e diferenças da direção a combustão e a direção elétrica”, explica o também professor Reginaldo Ferreira Santos.

Leia Também:  Pesquisa sobre hábitos e percepções do turismo no Estado encerra em 31 de maio

“Saímos da idade da pedra e hoje estamos na idade da inteligência artificial. A energia é um dos elementos principais para o bem-estar da humanidade, entretanto, ainda é proveniente de combustível fóssil, que em sua queima gera gases do efeito estufa e como consequência desastres ambientais. Uma das alternativas para o planeta está no uso de energia renováveis”, complementa.

Segundo eles, nessa pesquisa tanto professores como acadêmicos e profissionais vão se capacitar ainda mais para trabalhar nesse mercado, tanto em veículos urbanos, máquinas agrícolas e ainda outros projetos que incluam a mobilidade elétrica, desde o projeto, execução, conversão de motores e manutenção.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Teatro José Maria Santos recebe “Desmonte”, com a atriz Regina Vogue

Published

on

By

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte”. Depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na Capital, ela reúne antigos parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

“Desmonte” conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte, ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó contadora de histórias e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital “Que Absurdo!”, escrita e dirigida por Lira, lançada no YouTube em 2020 durante o período de isolamento da pandemia de Covid-19. A dramaturgia incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. 

Leia Também:  Executivo de Nova aurora aprova implantação do Cartão Social para repasse de Auxilio Alimentação

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”, diz.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”, afirma.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando aos quatro ventos que, o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”, afirma.

Leia Também:  Pesquisa sobre hábitos e percepções do turismo no Estado encerra em 31 de maio

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA