NOVA AURORA

PARANÁ

Unidade mais antiga da PM, Regimento de Polícia Montada tem novo comandante

Publicado em

O tenente-coronel Luciano Cordeiro assumiu nesta semana o comando do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná. Ele substitui o tenente-coronel Roberto Ribeiro dos Santos Júnior, que segue para a reserva remunerada.

O Regimento de Polícia Montada conta com mais de 160 cavalos que atuam em todo o Estado do Paraná. Eles fazem patrulhamento e garantem a segurança em eventos com grandes públicos e situações nas quais há a necessidade de manter a ordem pública.

O RPMon, unidade mais antiga da Polícia Militar, tem 143 anos. Foi criado em 28 de junho de 1879. Participou do Cerco da Lapa (Revolução Federalista entre 1893 e 1895), passando a chamar-se Regimento de Polícia Montada “Coronel Cândido Dulcídio Pereira” em 1968.

O novo comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Luciano Cordeiro, que estava até então à frente do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), agradeceu por retornar ao RPMon como comandante. “Eu já atuei aqui em outra oportunidade e fico até sem palavras para agradecer a confiança do Comando-Geral da Polícia Militar. É um desafio seguir o bom trabalho que foi realizado até aqui e vamos colocar em prática os objetivos de melhorar cada vez mais a Cavalaria”, destacou.

Leia Também:  Em um mês, Polícia Militar atende a 3.790 ocorrências e entrega 11,5 mil pulseirinhas para crianças

O agora ex-comandante do RPMon agradeceu a Polícia Militar pelos 35 anos de atuação. “Foi um período desafiador, pois assumi no final da pandemia da Covid-19 e conseguimos manter as atividades do Regimento em pleno funcionamento. Conseguimos realizar obras importantes do RPMon como pinturas, reformas das duchas dos cavalos, das baias e adquirir novos animais”, disse o tenente-coronel Roberto Ribeiro dos Santos Júnior.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, esteve presente na solenidade e destacou o trabalho de ambos os tenentes-coronéis dentro da corporação. “Dois comandantes extremamente capacitados e que elevam o nome da Polícia Militar do Paraná. É importante manter esse bom trabalho dentro do Regimento para que isso reflita na sociedade, promovendo mais segurança, principalmente nos grandes eventos”, disse.

“A Cavalaria é o símbolo da corporação, sendo a unidade mais antiga e que serve de inspiração para muitos de nós, militares estaduais”, completou o comandante do Comando de Policiamento Especializado, coronel Mario Henrique do Carmo, que também participou do evento.

Leia Também:  Região Metropolitana de Curitiba registra 2ª menor inflação do Brasil nos últimos 12 meses

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Após denúncia ao 181, Polícia Militar prende três e apreende mais de 700 pés de maconha, em Guaratuba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA