NOVA AURORA

PARANÁ

Unespar abre processo para turma de 2024 do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo

Publicado em

O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineav), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, está com inscrições abertas até 19 de setembro para o processo seletivo da turma de 2024 do mestrado. Ele é inteiramente online e gratuito. Veja o edital AQUI.

O PPGCineav disponibiliza 20 vagas e reserva 50% delas para pessoas trans, negras ou de baixa renda. Para poder participar do processo seletivo, é necessário ser portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento.

O PPGCineav tem duas linhas de pesquisa:

– Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo: nesta linha teórico-analítica, o Cinema e as Artes do Vídeo são tomados eminentemente como formas de produção de sentido, isto é, como discursos produzidos em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Ela reúne pesquisas que permitam diversas abordagens de análise dos discursos.

– Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo: nesta linha, o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. As pesquisas envolvam reflexões teóricas sobre o fazer cinema e vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos e/ou atos de realização.

Leia Também:  Governo do Paraná: Emplacamento 100% digital

A seleção será dividida em três etapas: análise dos projetos de pesquisa, de caráter eliminatório; entrevista, de caráter eliminatório; e avaliação do currículo Lattes devidamente documentado, de caráter meramente classificatório.

O resultado final do processo seletivo para o mestrado do PPGCineav será divulgado no dia 6 de dezembro.

Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail secretaria.ppgcineav@unespar.edu.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Paraná quer receber unidade da Escola de Balé da Ópera de Paris

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Prêmio máximo de R$ 1 milhão do Nota Paraná sai para a cidade de Cambé pela 2ª vez em um ano

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA