NOVA AURORA

PARANÁ

Última etapa: UEM oferta 834 vagas remanescentes para ingresso em 2025

Publicado em

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para a última etapa do Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2025. A etapa é voltada a toda pessoa que tenha concluído o ensino médio e tenha interesse em cursar uma graduação.

As inscrições vão até sexta-feira (04) pelo site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU). Ao todo, são 834 vagas para cursos presenciais, distribuídas nos câmpus de Maringá (388), Cianorte (36), Cidade Gaúcha (33), Goioerê (129), Ivaiporã (69) e Umuarama (179).

No ato da inscrição, o candidato deve indicar até três cursos, em ordem de preferência, para os quais deseja concorrer para vaga remanescente. Apenas a indicação da primeira opção de curso é obrigatória. É vedada a participação de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEM.

O processo seletivo será composto de uma redação online, contemplando um gênero textual. O link para a realização das redações estará disponível no site da CVU entre 15h e 17h do dia 6 de abril. Os critérios de correção estão disponíveis em edital.

Leia Também:  Portaria do Detran-PR garante mais agilidade e economia à conversão de veículos para GNV

A publicação das notas das redações será em 8 de abril e o resultado dos selecionados no dia 9. Os aprovados deverão efetuar matrícula, exclusivamente pelo site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), entre os dias 9 e 11 de abril. Os documentos necessários incluem certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade (RG ou CNH) e histórico escolar do ensino médio com certificado de conclusão.

Os classificados que estiverem inscritos para o curso de Graduação em Música, em qualquer uma de suas habilitações, deverão ser submetidos à prova de habilidades específicas em música, conforme previsto na Resolução nº 004/2023-CEP.

ANO LETIVO – O ano letivo 2025 da UEM começou na segunda-feira (31 de março). O Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes é gratuito e o ingresso no curso será imediato, representando uma oportunidade adicional para aqueles que desejam estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. 

Serviço:

Vagas Remanescentes Ano Letivo de 2025 – Última etapa

Leia Também:  População das cidades atendidas pela Sanepar pode consumir água direto da torneira

Prazo de Inscrições: de 2 a 4 de abril de 2025

Redação: 6 de abril – 15h às 17h

Resultado da redação: 8 de abril de 2025

Resultado final: 9 de abril de 2025

Matrícula: 9 a 11 de abril de 2025

Inscrições: site da DAA

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Estado, Prefeitura de São João vai construir complexo esportivo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Investimentos públicos do Governo do Paraná cresceram 302,3% nos últimos cinco anos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA