PARANÁ
Última avaliação do ano: Prova Paraná é aplicada com prioridade à inclusão
Publicado em
27 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
A Secretaria de Estado da Educação aplica, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), a terceira e última avaliação de 2024 da Prova Paraná para todos os alunos da rede estadual de ensino. Estudantes da Educação Especial têm provas adaptadas às suas necessidades, além de acompanhamento de professor especializado em determinados casos.
“Os nossos estudantes da Educação Especial contam com atendimento individualizado para que possam responder às questões com toda a tranquilidade, inclusive com o tempo de prova ampliado, se for o caso”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O teste, que ocorre a cada trimestre, abrange todas as disciplinas, com o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos alunos de cada série em relação aos conteúdos abordados em sala de aula no período. Aplicada na escola onde o aluno está matriculado, a avaliação tem duração de 2h30, durante o horário de aula.
“É uma avaliação com o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes da rede estadual em diferentes etapas da educação e, a partir dos resultados, monitorar e melhorar a qualidade da educação no Estado. Os dados são utilizados para a implementação das estratégias pedagógicas necessárias para o fortalecimento do aprendizado”, explica a coordenadora de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Jussielli de Oliveira.
A terceira edição da Prova Paraná 2024 está sendo aplicada nos formatos impresso (do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio) e digital (apenas para os 8º e 9º anos).
Para garantir o direito ao acesso, à permanência e à escolarização dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação, as Núcleos regionais de Educação (NREs), assim como as escolas, são orientados para que proporcionem todas as condições para a realização das provas, que são impressas, na maioria dos casos.
Esse trabalho fica sob responsabilidade do Departamento de Educação Inclusiva da Seed (DEIN) e do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), por meio da Coordenação de Avaliação (CAV).
SUPORTE TÉCNICO – Para os alunos com baixa visão, por exemplo, são oferecidas provas ampliadas e superampliadas, além de recursos ópticos específicos: óculos, lupas, telelupas ou outros de magnificação de imagem e programa de leitor de tela.
São permitidas provas em folhas coloridas, para estudantes com Síndrome de Irlen, que possuem sensibilidade e dificuldade de leitura, e material acompanhado de vídeo com tradução em Língua Brasileira de Sinais – Libras, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, para os estudantes surdos, que também têm garantida a presença do guia-intérprete para mediar a comunicação e as orientações para a execução da prova em Libras.
“Quando for necessário aos estudantes da Educação Especial, as avaliações poderão ser flexibilizadas, podendo o professor aplicador viabilizar adequações nos enunciados das questões, mediando com explicações para melhor compreensão do estudante, considerando suas especificidades e possibilidades diante da avaliação diagnóstica”, reforça Maíra de Oliveira, chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Seed.
“Poderá ainda ser flexibilizado o tempo para a realização da prova. Com relação ao gabarito, se necessário, nós disponibilizamos um profissional de apoio para realizar o preenchimento”, acrescenta.
Para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual, a Seed conta com profissionais especializados para verbalizar as instruções com ordens compreensíveis e sequenciais, com explicações objetivas e linguagem de fácil entendimento, contudo, sem interferir ou induzir as respostas dos estudantes.
Caso seja identificada a necessidade de um espaço específico e individualizado, a Seed orienta as escolas a utilizarem a Sala de Recursos Multifuncionais ou que a instituição de ensino disponibilize uma sala adequada à necessidade do estudante, priorizando sua participação efetiva nesse momento de avaliação diagnóstica.
- Ganhando o Mundo: 1,3 mil alunos passam pela preparação final antes do intercâmbio
-
Ansiedade e empolgação: alunos da rede estadual vivem expectativa de ganhar o mundo
OUTRAS MEDIDAS – Em casos de Transtornos Funcionais Específicos, a rede estadual disponibiliza leitor ou transcritor durante a prova (mediação de um professor sem a interferência na resposta do estudante); recursos de apoio, como calculadoras ou dicionários; flexibilidade na forma de resposta, permitindo respostas verbais ou uso de tecnologias assistivas, aplicação das provas em salas com menor número de estudantes e um ambiente tranquilo e com menos estímulos externos.
Para os estudantes com suporte do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar e Domiciliar (SAREH), os NREs deverão orientar as instituições de ensino de origem dos estudantes afastados a fornecerem os instrumentos de avaliação para o professor mediador.
HORÁRIOS E RESULTADOS – As provas são aplicadas de manhã, das 8h às 10h30, à tarde, das 14h às 16h30, e à noite, das 19h30 às 22h. Para os estudantes da Educação Integral, o horário é das 8h às 10h30. Os relatórios com as notas serão enviados por e-mail para as instituições de ensino, a partir de 11 de dezembro.
Os dois dias de prova são divididos de acordo com as áreas de conhecimento. Em um os alunos respondem perguntas de Língua Portuguesa e Matemática. No outro, o conteúdo será referente às áreas de Língua Inglesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
A divisão é a mesma para todos os estudantes da modalidade regular, desde o Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) até o Ensino Médio (1ª a 3ª série), com a inclusão dos componentes de Educação Financeira, Pensamento Computacional e, para as 3ª séries, as questões dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM).
Já para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), a divisão dos conteúdos varia de acordo com o semestre cursado.
- Jovens cientistas: alunos do Paraná conquistam prêmios da Fundação Oswaldo Cruz
-
CEEBJA de Londrina celebra 40 anos de inclusão e qualidade educacional
ESTRATÉGIA – A Prova Paraná compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e tem como objetivo o diagnóstico das aprendizagens dos estudantes matriculados nas instituições de ensino da rede pública estadual e da rede pública municipal de educação daqueles municípios que fizeram a adesão.
Os resultados dessa avaliação subsidiam os professores, as equipes gestoras, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e as Secretarias Municipais na definição de ações e estratégias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
Published
42 segundos agoon
4 de abril de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.
Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.
Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.
O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.
Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR

Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’

Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
PARANÁ


Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em...


Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil
O ano era 2020 e a estudante Fernanda Jank, à época com 10 anos, começou um projeto escolar para ajudar...


Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles...


PCPR e PMPR prendem sete pessoas em menos de 24 horas em Santo Antônio do Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu sete pessoas suspeitas de...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorridos em escola estadual de Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’
Virginia Fonseca, de 25 anos, compartilhou nos stories do Instagram, que ganhou um Rolex de presente de aniversário da amiga...


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global