PARANÁ
UEPG finaliza restauro do prédio histórico e Ponta Grossa ganha novo Museu Campos Gerais
Publicado em
7 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuA Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou à comunidade o restauro do prédio histórico do Museu Campos Gerais (MCG), em solenidade na antiga Sala do Júri, nesta terça-feira (06). A obra, que totaliza R$ 10,5 milhões, teve início em 07 de fevereiro de 2022. Os recursos são do Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O prédio fica na esquina das ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro, em Ponta Grossa.
“O restauro da sede histórica do Museu Campos Gerais, edifício-símbolo do acesso à Justiça, memorial da nossa cidade, materializa a importância da universidade, da história e da cultura da nossa região”, disse o reitor Miguel Sanches Neto. “Temos a cidade no nome da UEPG e mantemos este vínculo vivo por meio de muitos projetos como este”.
Para o reitor, é o momento da realização de sonhos, mas também de elaboração de novos projetos. “Por meio deste novo prédio, muitas ações serão desenvolvidas nos próximos anos, a começar por uma exposição do artista plástico Poty Lazzarotto”, afirmou. A abertura do MCG ao público, com uma exposição itinerante do Museu Oscar Niemeyer que homenageia os 100 anos de Poty, está prevista para abril de 2024. “É muito simbólico que na sequência, depois de inaugurado o prédio, a primeira exposição seja desse importante artista plástico paranaense”.
“O Museu Campos Gerais não é apenas um local de preservação de nossa história, mas também um espaço de educação e cultura para as futuras gerações. É um lugar onde podemos aprender sobre nosso passado, compreender nosso presente e vislumbrar nosso futuro”, disse a prefeita de Ponta Grossa, Elisabeth Schmidt. “É através de iniciativas como esta que garantimos que as próximas gerações possam apreciar e aprender com a riqueza de nossa história”.
O professor e juiz federal Antônio César Bochenek, que apresentou o projeto ao Ministério, reforçou a importância dos valores investidos no restauro. “O prédio histórico, reinaugurado como Museu dos Campos Gerais, representa a memória viva do Judiciário na cidade de Ponta Grossa. Lá, por muitos anos, foram realizados os trabalhos dos operadores do Direito”, destacou. “A simbologia da presença de um dos poderes do Estado também faz parte da construção das memórias princesinas”.
O representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) no evento, Renê Wagner Ramos, destacou a relevância do restauro do Museu, que para ele é uma referência no Paraná, como parte da rede universitária, única no Brasil. “Ponta Grossa tem uma joia na mão, joia esta que será importante em 2024 e 2025 no contexto das parcerias que temos com a universidade”, disse.
HISTÓRIA – O prédio foi inaugurado originalmente em 04 de janeiro de 1928. Era o Fórum da Comarca de Ponta Grossa. Depois de 55 anos ele ganhou uma nova função, com a cerimônia de abertura do Museu Campos Gerais, em 28 de março de 1983. As atividades do Judiciário cresceram e o Fórum precisou ser transferido para a nova sede, em Oficinas, e o espaço histórico foi cedido à UEPG. O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná em 03 de novembro de 1990.
Por conta de danos estruturais, o Museu foi interditado em 2003 e transferido para o “antigo Banestado”, na mesma quadra, na confluência das ruas Engenheiro Schamber e XV de Novembro. Desde então começou o projeto de restauração. A licitação para restauro do edifício foi realizada pela primeira vez em 2008. Em 2010, a UEPG captou R$ 1 milhão via Lei Rouanet, valor utilizado para reforma nos pontos mais emergenciais da estrutura: forro, vigamento e telhado, bem como a pintura externa e interna do pavimento térreo.
Agora, na nova reforma, além de preservar e recuperar os itens originais, houve um esforço por atualizar as instalações elétricas e hidráulicas da edificação, para trazer segurança para funcionários, visitantes e aos próprios acervos do Museu. Foram duas frentes diferentes de trabalho: o restauro do prédio histórico e a construção de um anexo. Esse novo edifício, nos fundos do Museu, vai abrigar as áreas administrativas, reserva técnica e laboratório de conservação.
OBRA – A obra constituiu um desafio para as equipes da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e da Prefeitura do Campus (Precam) da UEPG. As fiscais da obra, a arquiteta e urbanista Emanuele de Almeida, diretora de Planejamento Físico da Proplan, e Eloise Langaro, diretora de Obras e Fiscalização da Precam, explicaram que o restauro do Museu foi um processo repleto de singularidades e diferente de outras obras executadas pela universidade.
“Por estarmos em uma instituição de ensino, pudemos compartilhar com nossos alunos muitas das experiências vividas na obra”, exaltaram. “Trata-se de uma obra, de um prédio, mas também de um grande laboratório de ensino e pudemos aproveitar essa oportunidade de crescimento profissional coletivo”.
Para o prefeito do Campus, Elias Pereira, algo marcante foi o cuidado necessário para garantir a integridade física e estética das peças e instalações de uma construção de quase 100 anos. “O desgaste pelos elementos naturais é comum em qualquer tipo de edificação e, portanto, a restauração visou conservar, reparar e proteger esses elementos, permitindo que as gerações presentes e futuras tenham acesso a uma narrativa viva do passado da cidade de Ponta Grossa e região”, disse.
“Ao preservar e revitalizar a sede histórica do MCG, estamos garantindo que as futuras gerações tenham a oportunidade de se conectar com suas raízes, compreender sua herança cultural e apreciar a diversidade que moldou a sociedade ao longo dos tempos em nossa cidade. A conservação e restauro do MCG não era apenas uma questão de cuidado com um prédio antigo, mas um compromisso contínuo com a preservação da riqueza e da diversidade de nossa cidade”, afirmou.
No restauro das paredes, o trabalho minucioso revelou afrescos e pinturas que não viam a luz do dia há décadas. A escavação arqueológica realizada no terreno descobriu 20.015 peças de metal, vidro, cerâmica e outros materiais, que ajudam a contar a história de Ponta Grossa.
“Achamos fragmentos de cerâmicas indígenas, fragmentos da antiga ocupação, moradia ou trabalho do barbeiro/dentista Francisco Barbieri, da construção do Fórum da Comarca de Ponta Grossa, da ocupação como Fórum, do intervalo sem uso, e artefatos da chamada arqueologia moderna (objetos das décadas de 40, 50, 60)”, relatou a arquiteta responsável, Kathleen Coelho de Andrade Biassio. “É como se o edifício já contasse sua história e falasse: ‘tenha cuidado comigo, sou um Senhor de respeito’”.
Nas “janelas didáticas” espalhadas por todo o prédio, os visitantes também poderão observar um pedaço do passado, seja na pintura das paredes, em que a tinta foi descascada com cuidado para revelar o que havia nas camadas inferiores; ou no piso, onde uma janela em vidro permite observar a estrutura de circulação de ar no subsolo; ou ainda na parede em que o reboco foi removido para mostrar a técnica de estuque, utilizada nas paredes do piso superior.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
Published
8 horas agoon
23 de dezembro de 2024By
O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.
Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.
“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.
EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.
Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.
A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.
“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.
Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.
Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.
A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.
“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.
Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.
“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.
GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.
Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.
A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).
Fonte: Governo PR
Homem é preso por tráfico de drogas em Guaratuba, no litoral do Paraná
PCPR prende mulher após regressão de regime prisional em Antonina
Polícia apreende mais de 200 quilos de maconha em Santa Tereza do Oeste
Rafaella Justus se declara em aniversário a Cesar Tralli: ‘Pai postiço que a vida me deu’
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
PARANÁ
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio...
Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis
O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis,...
Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral
Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar...
POLÍCIA
Homem é preso por tráfico de drogas em Guaratuba, no litoral do Paraná
Na noite desta segunda-feira (23), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) prendeu um homem de 22 anos por tráfico de...
PCPR prende mulher após regressão de regime prisional em Antonina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta segunda-feira (23), uma mulher por repressão de regime prisional. A captura aconteceu...
Polícia apreende mais de 200 quilos de maconha em Santa Tereza do Oeste
Nesta segunda-feira (23), policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) realizaram uma significativa apreensão de drogas em Santa...
ENTRETENIMENTO
Rafaella Justus se declara em aniversário a Cesar Tralli: ‘Pai postiço que a vida me deu’
Cesar Tralli está completando 54 anos nesta segunda-feira (23), e ganhou uma homenagem especial de Rafaella Justus, sua enteada de 15 anos....
Jarbas Homem de Mello se declara a Claudia Raia em aniversário da atriz: ‘Eu te amo!’
Claudia Raia completa 58 anos nesta segunda-feira (23), e ganhou uma declaração do marido, Jarbas Homem de Mello, de 55. O...
Mariana Ximenes dá boas vindas ao verão com cliques na praia: Já pintou o verão’
A atriz Mariana Ximenes, de 43 anos, publicou novos cliques nesta segunda-feira (23), de um dia incrível. A atriz de...
ESPORTES
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
O atacante Paulinho, do Atlético-MG, alimentou os rumores sobre sua transferência para o Palmeiras ao publicar uma foto em suas...
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
Na noite desta terça-feira, o atacante brasileiro Vinicius Júnior foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prestigiado prêmio...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ5 dias ago
Verão Maior: Governo e Pequeno Príncipe selam parceria para aumentar doações ao hospital
-
PARANÁ7 dias ago
Rota Coração da Mata Atlântica ganha site com roteiros turísticos e empreendimentos
-
Esportes6 dias ago
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
-
PARANÁ6 dias ago
UEPG divulga relação de classificados do Vestibular 2024 nesta quarta-feira