A 3ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte, reunindo representantes de 94 municípios para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035), começou nesta terça-feira (8), em Londrina. A programação segue até quinta-feira (10), no auditório da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com a participação de gestores das regionais do município e também de Cornélio Procópio e Ivaiporã, o evento recebe 282 pessoas para discutirem e participarem da proposição de políticas públicas estaduais. Esta é a terceira de quatro etapas regionais que acontecem em diferentes cidades do Paraná, com o objetivo de universalizar o acesso ao esporte.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Além das discussões, os municípios participantes receberão a coletânea do programa O Esporte Que Queremos, entregue pelo secretário. O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
Joselene dos Anjos, coordenadora do Esporte Que Queremos, definiu a Conferência como um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município. É uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, disse.
Após passar por Londrina, a Conferência Estadual do Esporte encerra a fase regional em Maringá, entre 14 e 16 de abril. O evento teve início em Ponta Grossa, onde aconteceu a primeira etapa, entre 25 e 27 de março, e também já passou por Toledo, entre 1 e 3 de abril.
Fonte: Governo PR