NOVA AURORA

PARANÁ

UEM divulga resultados do Vestibular de Verão e do PAS nesta quinta-feira

Publicado em

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulga nesta quinta-feira (25) a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2023 e no Processo de Avaliação Seriada (PAS) – pelo qual o estudante é avaliado desde o primeiro ano do ensino médio. Os resultados dos dois concursos estarão disponíveis a partir das 10h, no site da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) e no aplicativo Vestibular UEM.

A partir das 9h30, o perfil oficial da UEM no Instagram (@oficialuem) terá uma live com informações e orientações aos candidatos.

Inicialmente, o resultado do PAS seria divulgado mais tarde, a partir das 15h, mas foi alterado para atender pedidos de diversos representantes de colégios e familiares dos vestibulandos.

As provas do Vestibular de Verão foram aplicadas em 10 de dezembro de 2023 para quase 7 mil estudantes. Os candidatos concorrem a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação, desenvolvidos em Maringá e outros cinco câmpus regionais da UEM – Arenito (Cidade Gaúcha), Cianorte, Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (Ivaiporã). Desse total, 441 vagas são destinadas a concorrência universal; 386 para cotas sociais; 210 para cotas sociais para negros; 95 para cotas para negros e 79 para Pessoas com Deficiência (PcD).

Leia Também:  Estado apresenta políticas bem-sucedidas em todas as áreas no maior evento de prefeitos do Sul

Os cursos mais concorridos desta edição são Medicina (466,16 candidatos por vaga na concorrência universal), Ciência da Computação (59,16), Psicologia (50,36) e Odontologia (50).

No caso do PAS, mais de 21 mil estudantes de primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio fizeram a avaliação em 19 de novembro de 2023. O concurso oferta 754 vagas aos candidatos da terceira etapa do processo, ou seja, aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio. 735 oportunidades têm concorrência universal, enquanto 19 vagas são reservadas a PcD.

MATRÍCULAS E LISTA DE ESPERA – Os aprovados no vestibular e no PAS devem efetuar matrícula de 1º a 7 de fevereiro, por meio deste site. Outras orientações estão no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

Candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 9 a 18 de fevereiro. A manifestação de interesse deverá ser feita em endereço eletrônico específico para esse fim, que será aberto no site da DAA. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorrerá a partir de 20 de fevereiro.

Leia Também:  Adensamento populacional da RMC ocorre de maneira controlada, aponta Amep

A Secretaria Virtual da CVU/UEM estará disponível para tirar dúvidas pelo telefone e Whatsapp (44) 3011-5700. Também é possível enviar os questionamentos aos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Penitenciária de Londrina comemora 30 anos com foco na segurança e ações de educação

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Governador inaugura bairro planejado e anuncia R$ 106 milhões da Sanepar em Cianorte

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA