NOVA AURORA

PARANÁ

UEL vai modernizar escritório de assistência jurídica gratuita com apoio do Estado

Publicado em

O Governo do Paraná liberou R$ 253 mil para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) modernizar a infraestrutura do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos, que há 50 anos oferece serviços gratuitos de assistência jurídica para cidadãos com renda de até três salários mínimos. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados para a população de Londrina e região, otimizar o tempo de atendimento e agilizar os procedimentos.

Os recursos para a modernização do espaço são do Fundo Paraná, dotação gerida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O aporte será destinado para aquisição e instalação de 34 computadores com alta capacidade de processamento e armazenamento, três equipamentos de digitalização de documentos e processamento de dados e quatro máquinas de ar-condicionado.

A expectativa é que os novos equipamentos estejam em plena operação no primeiro semestre de 2024, proporcionando um ambiente confortável e funcional para o público assistido. Os serviços abrangem ações de diferentes campos do Direito, como alvará judicial; busca e apreensão de menor; consignação em pagamento; despejo; divórcio; guarda e responsabilidade de menor; interdição; inventário; investigação de paternidade; liberdade provisória; pensão alimentícia; posse e propriedade; queixa-crime; retificação de documento; e tutela.

Ao longo de cinco décadas, o escritório jurídico da UEL alcançou números expressivos, que demonstram a importância da unidade acadêmica na promoção do acesso à justiça e exercício da cidadania para milhares de pessoas. São 627.700 atendimentos, 112 mil ações judiciais, sendo 108,2 mil concluídas, e 45 mil audiências realizadas. Somente em 2023, até outubro, a equipe atendeu 2.667 pessoas e 2.358 novos casos. O balanço de atividades no mesmo período aponta, ainda, 750 audiências, 12,9 mil despachos judiciais e 902 consultas jurídicas.

Leia Também:  Caravana de Crédito Fomento Turismo vai percorrer 25 cidades no segundo semestre

Além de beneficiar a população, o escritório contribui para compatibilizar atividades de extensão com o estágio obrigatório para estudantes de graduação de quarto e quinto ano do Curso de Direito. A equipe é composta por oito profissionais da carreira técnica-administrativa e cerca de 80 estudantes de graduação que atuam como estagiários, orientados por 17 professores.

A diretora do Escritório Jurídico da UEL, professora Márcia Teshima, do Departamento de Direito Privado do Centro de Estudos Sociais Aplicados, reforça o caráter social dos serviços disponíveis na universidade. “A condição de vulnerabilidade econômica é uma frequente barreira para a reivindicação de direitos, sendo o escritório jurídico um instrumento para o acesso dessa parcela da população à justiça, confirmando a importância dessa iniciativa acadêmica para a sociedade com a prestação de um serviço totalmente gratuito”, afirma.

Na dinâmica atual de trabalho do Poder Judiciário, todas das atividades são feitas em ambiente digital, de forma que a gestão de dados eletrônicos dos processos dos cidadãos assistidos pelo escritório acadêmico se tornou essencial, em meio ao grande volume de documentos. Nos tribunais e juizados, todos os processos estão online e as audiências são virtuais, o que implica em acompanhamento, do início ao fim do processo, por meio eletrônico.

Leia Também:  Sanepar apresenta detalhes da PPP que ampliará esgoto em 36 cidades do Norte do Estado

O coordenador do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, destaca os aspectos científicos do escritório jurídico da UEL na produção de conhecimento na área do Direito. “O escritório desenvolve pesquisas sobre a assistência jurídica para a população economicamente vulnerável e estudos sobre a dinâmica dos processos jurídicos, com forte impacto na promoção da justiça social, e a partir da modernização da infraestrutura essas atividades podem ser ampliadas, incluindo projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes de graduação”, explica.

HOMENAGEM – Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para pessoas de baixa renda ao longo de 50 anos, o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da UEL recebeu, em outubro deste ano, homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em novembro, a unidade acadêmica foi condecorada com a Comenda e a Medalha Ouro Verde, principais honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Londrina.

Serviço:

Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da UEL

Endereço: Rua Brasil, nº 742 – Centro – Londrina (PR)

Horário: Segunda a sexta-feira, de 8 horas às 12 horas e de 13h30 às 17h30

Telefones: (43) 3371-5188, (43) 3371-5189 e (43) 3371-5190

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Unicentro abre nesta segunda-feira as inscrições para o vestibular 2025

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar apresenta detalhes da PPP que ampliará esgoto em 36 cidades do Norte do Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA