NOVA AURORA

PARANÁ

TV Paraná Turismo renova grade e estreia três novos programas na próxima semana

Publicado em

A TV Paraná Turismo amplia sua programação com a estreia de três programas a partir desta segunda-feira (25). As novidades reforçam a grade da emissora, com conteúdos diversificados sobre turismo, gastronomia, empreendedorismo, economia e cultura. Além disso, as novas produções trazem formatos inovadores e uma linguagem mais moderna e dinâmica.

Outra novidade é a mudança no horário da segunda edição do jornal Paraná em Pauta, que será exibido ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 17h30. A primeira edição do telejornal permanece no ar às 11h30.

O secretário de Comunicação do Paraná, Cléber Mata, diz que as mudanças ajudam a consolidar a transformação recente da TV. “O jornalismo da TV Paraná Turismo vem conquistando prêmios e ampliando sua relevância estadual. Esses novos programas fortalecem a grade e reafirmam o papel da emissora na valorização do Paraná”, afirma.

Para o diretor da TV Paraná Turismo, Antonio Carlos da Silva, as novidades reforçam o compromisso da emissora com a comunicação pública. “Com esses novos programas, ampliamos ainda mais o conteúdo e cumprimos nossa missão de valorizar o turismo, a cultura, o esporte, eventos relevantes e o desenvolvimento socioeconômico paranaense”, afirma.

Leia Também:  Fórum vai capacitar prefeitos e técnicos municipais na aplicação da nova Lei de Licitações

NOVOS PROGRAMAS – Com apresentação de Beto Pacheco, o programa Pé na Rua é um verdadeiro guia turístico da região de Curitiba. Os episódios exploram lugares históricos, riquezas culturais e experiências gastronômicas da capital paranaense e seus arredores. A estreia acontece no dia 29 de novembro, às 18h30, com inéditos todas as sextas-feiras e reprises ao longo da semana.

O programa Feito no Paraná, apresentado por Flávia Torres, revela os bastidores das empresas mais inovadoras e bem-sucedidas do Estado, destacando práticas empreendedoras e sustentáveis. O objetivo é divulgar o setor produtivo paranaense e estimular boas soluções. O primeiro episódio vai ao ar no dia 28 de novembro, às 20h30, com edições inéditas às quintas-feiras e reprises diárias.

Sob o comando de Marilena Chociai, o Histórias e Sabores tem foco na valorização da cultura, da história e da identidade paranaense a partir da sua gastronomia. O programa traz receitas das etnias que colonizaram o Estado, destacando, também, as possibilidades de turismo gastronômico no Paraná. A estreia será no dia 27 de novembro, às 20h30, com inéditos às quartas-feiras e reprises durante a semana.

Leia Também:  Procon Paraná alerta: pressa na compra dos materiais escolares pode pesar no bolso dos pais

ESPORTE – A TV Paraná Turismo também está consolidando seu papel como apoiadora do esporte estadual. Em parceria com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), a emissora transmitiu jogos do Campeonato Paranaense e já prepara a cobertura da primeira divisão em 2025. A emissora também exibiu partidas de equipes paranaenses na Série B do Brasileirão.

ONDE ASSISTIR – A programação da TV Paraná Turismo está disponível no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET. O sinal também alcança todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo. A emissora segue expandindo sua cobertura para novas regiões do Paraná com a instalação de novos transmissores. A programação ao vivo pode ser acompanhada pelo site oficial da TV Paraná Turismo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Referência em contas públicas, servidora paranaense recebe medalha de mérito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Procon-PR realiza mutirão online de renegociação de dívidas a partir desta quarta

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA