NOVA AURORA

PARANÁ

Turnê com Coral da Sanepar e João Bosco encerra com sucesso de público em sete cidades

Publicado em

O último fim de semana marcou o encerramento da turnê “Bordando o Som”, com o Coral Sanepar e João Bosco, em apresentações nas cidades de Ponta Grossa (Campos Gerais) e Guarapuava (Centro-Sul). A iniciativa faz parte das celebrações do aniversário de 60 anos da Companhia, completados em 23 de janeiro deste ano.

Mais de 7 mil pessoas, em sete cidades paranaenses, assistiram ao show, que apresentou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Em todas as cidades por onde passou a turnê – Curitiba, Cascavel, Pato Branco, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Guarapuava –, os ingressos esgotaram no primeiro dia de distribuição para a comunidade, lotando os teatros para as apresentações. O projeto foi realizado com recursos da lei federal de incentivo à cultura (Lei Nº 8.313) e patrocínio da Sanepar.

O objetivo da turnê foi celebrar os 60 anos da Companhia junto com a comunidade, demonstrando que a presença da Sanepar vai além de garantir a qualidade de vida dos moradores com água potável e índices de coleta e tratamento de esgoto dos mais avançados do Brasil.

Leia Também:  PCPR faz blitz educativa de trânsito em São José dos Pinhais

“A Sanepar também é uma empresa que está presente ao lado da população com projetos culturais e esportivos, e é uma das maiores patrocinadoras desses eventos no Paraná, por meio de leis de incentivo e também por formas de patrocínio direto”, afirma o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José.

Com João Bosco, um dos mais consagrados compositores da MPB, mais 20 cantores do Coral Sanepar e oito instrumentistas, o show levou ao palco músicas que atravessaram gerações, emocionando o público, como Águas de Março, Papel Machê e Corsário.

“Quero dizer pra vocês da minha emoção e prazer em participar desse evento. Estou muito feliz com isso, com a Sanepar, celebrando mais um aniversário de existência, junto desses músicos fantásticos”, disse João Bosco. Além dos 60 anos da Sanepar, neste ano são comemorados os 50 anos de carreira de João Bosco e 40 anos do Coral Sanepar.

CORAL SANEPAR – Destaque na turnê dos 60 anos da Companhia, o Coral Sanepar apresenta um repertório focado no cancioneiro popular, com ênfase nos temas que remetem ao meio ambiente e, em especial, à valorização da água. “O Coral trata a música com o mesmo profissionalismo com que trata a sua função dentro da Sanepar”, ressalta Dirceu Saggin, que rege o grupo junto com a maestrina Cristiane Alexandre.

Leia Também:  Acervo de obras raras da Biblioteca Pública do Paraná possui livro de 1584

Desde que foi criado, em 1983, o Coral contribui para ampliar o relacionamento da Sanepar com a comunidade, promovendo a cultura e o entretenimento, e estimulando o desenvolvimento do talento artístico de seus empregados e aposentados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Sanepar promove curso de encanadores em Primeiro de Maio, na região Norte

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Sanepar apresenta resultados, investimentos e ideias inovadoras em reunião pública

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA