NOVA AURORA

PARANÁ

Turismo: projeto que valoriza riquezas locais impacta educadores dos Campos Gerais

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promoveu nesta terça-feira (25) mais uma ação do projeto Turismo na Escola, capacitando cerca de 90 profissionais da educação, de mais de 50 colégios da região dos Campos Gerais. Agora, os educadores estão preparados para aplicar conhecimentos sobre o turismo com alunos em atividades extracurriculares, valorizando o setor estadual.

Com apoio da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Campos Gerais), o evento aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), capacitando profissionais de nove municípios da região. Estiveram representantes de Castro, Carambeí, Tibagi, Ortigueira, Palmeira, Ponta Grossa, Arapoti, Telêmaco Borba e Piraí do Sul.

Por meio do projeto, os professores são incentivados a identificar os potenciais turísticos de suas regiões, apresentando o setor e seus benefícios. O objetivo é criar um maior contato dos alunos com suas próprias regiões e atrativos, desenvolvendo um senso de orgulho e pertencimento regional.

“Essa capacitação é importante porque é um projeto que vai alimentar o conhecimento e o pertencimento regional nas novas gerações, fortalecendo o turismo do Paraná. Estamos confiantes que, com as boas parcerias e o conteúdo aplicado aqui, vamos propagar cada vez mais a importância do turismo nas regiões”, explica Wanda Pille, coordenadora de Qualificação do Turismo da secretaria estadual.

Leia Também:  Paranaense egresso da Unespar é selecionado para pós-graduação em música dos EUA

PREPARADOS – Após a capacitação com os educadores, alunos do ensino fundamental (a partir do 5º ano) de escolas municipais devem ser impactados com conteúdos que valorizam as riquezas naturais e culturais do Paraná e de suas regiões.

“Apoiamos esse projeto porque entendemos a importância dele nas comunidades escolares, valorizando o turismo regional e municipal. Com o Turismo na Escola, visamos orientar nossos professores e educadores junto ao núcleo, para que essa implementação do projeto seja efetiva e faça a diferença na vida de nossas comunidades”, relatou o professor Paulo Henrique Fernandes, do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

O conteúdo deve ser aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas. A capacitação com educadores, promovida pela Setu-PR, é a primeira etapa do projeto, quando são explicadas as diretrizes da ação.

“Estamos incentivando realmente o pertencimento regional. Queremos que o turismo chegue aos lares e à comunidade rural, aquecendo todo o setor e gerando novas oportunidades de emprego, seja no turismo, na cultura ou na educação. Estamos muito felizes com esse encontro”, explicou Maria Luiza Cortes Cavazotti, conselheira da Adetur Campos Gerais.

Leia Também:  Estado promove mutirão de empregos em Curitiba com mil vagas para temporários

HISTÓRICO – O projeto já vem sendo implantado no Estado de forma individualizada em alguns municípios desde 2023. A adesão das cidades se dá por meio das escolas e das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), instituições responsáveis por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. Com o evento desta terça-feira, em Ponta Grossa, o projeto já abrange cinco regiões: Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Oeste e Norte Pioneiro. A iniciativa alcança a marca de mais de 350 profissionais capacitados, impactando mais de 2.000 alunos.

PRÓXIMAS – O Estado promove outras duas ações do projeto Turismo na Escola em abril, impactando educadores e colégios de cerca de 30 municípios. Em Cascavel, profissionais da região Oeste terão a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto em 16 e 17 de abril. Educadores do Sul do Paraná participam do programa nos dias 24 e 25, em União da Vitória.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estado começa semana que vem capacitação de 600 brigadistas no combate a incêndios

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governador entrega 165 caminhões para reforçar ações ambientais em 132 municípios

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA