NOVA AURORA

PARANÁ

TURISMO

Publicado em

Nesta segunda-feira (03.04), às 5h20, atraca no Porto de Paranaguá o luxuoso navio Silver Wind, da operadora Silversea Cruises. Traz a bordo 224 passageiros americanos, britânicos, belgas e alemães, todos com passeios agendados para conhecer o Litoral paranaense.

O primeiro grupo desembarca às 6h, segue de ônibus até Curitiba e desce a Serra do Mar de trem. O segundo segue entre 7h e 8h a Morretes, para desbravar com veículos 4×4 as estradas rurais da região. E o terceiro, que desembarca 8h30, tem agendado uma caminhada cultural pela cidade de Paranaguá, envolvendo o Museu de Arqueologia e Etnologia, o centro histórico e o mercado municipal da cidade.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, quem ganha é a cidade de Paranaguá e o Litoral do Estado. “E o melhor é que esse movimento de turistas durante a temporada de navios de cruzeiros, de novembro a março, só vai aumentar. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas passem por Paranaguá”, disse Pioli.

Leia Também:  Inscrições de empresas âncoras do BRDE Labs encerram na próxima terça-feira

“Eles vêm e gastam no comércio, na padaria, nas farmácias, nos hotéis, restaurantes, estacionamentos. Geram emprego e renda para toda população parnanguara. A presença desses navios na cidade incrementa a matriz econômica do turismo no município”, afirma o diretor.

Bibiana Antoniacomi, diretora da Special Paraná Turismo Receptivo, conta que a programação atraiu muito a atenção dos passageiros e que todos vão descer. “A caminhada cultural será focada na história, na gastronomia, nos costumes de Paranaguá. Os que vão para Morretes, além dos passeios de jipe, vão ter a alegria de visitar um alambique. E os que optaram por descer a Serra de Mar de trem, vão viajar nos vagões de luxo. Sempre acompanhados por guias e equipe locais, para mostrar o que nossa região tem de melhor”, explica a diretora.

NA ROTA DOS CRUZEIROS – A chegada do luxuoso navio Silver Wind acontece uma semana depois que a MSC Cruzeiros anunciou a inclusão, a partir de novembro, do Porto de Paranaguá na rota do navio MSC Lirica, com itinerários para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

Leia Também:  Em Jacarezinho, governador vistoria obra de ambulatório que vai atender 22 municípios

O Silver Wind é um pequeno mas luxuoso navio com capacidade máxima de 96 passageiros e 250 tripulantes. Renovado em novembro de 2021, conjuga espaços amplos com ambientes íntimos. Dentro, são várias opções de acomodações, restaurantes e áreas públicas: convés com piscina, spa, bar, salão de beleza, observatório, academia de ginástica e até um estúdio fotográfico.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado homologa duas empresas para estudar a Arena Olímpica do Paraná

Published

on

By

Mais um passo foi dado para o Governo do Estado implantar a Arena Olímpica, em Curitiba. Dois interessados foram homologadas para participar do edital de estudos de viabilidade técnica-operacional, econômico-financeiro, ambiental e jurídica para a construção do complexo esportivo. O secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, assinou a homologação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nesta quinta-feira (3).

O projeto prevê uma área com vistas à formação de atletas de alto rendimento, além da atração de eventos esportivos de grande porte e a criação de oportunidades de desenvolvimento do esporte local. A Arena Olímpica deve contemplar diversas modalidades, como atletismo e ginástica, e também um complexo para esportes aquáticos. Está previsto um valor máximo nominal para ressarcimento do estudo escolhido de R$ 3,5 milhões.

“Essas duas empresas vão apresentar todos os estudos para a elaboração para a construção da Arena Olímpica do Paraná, onde será feito o treinamento dos nossos atletas olímpicos de alta performance. Esta é mais uma conquista importante, determinada pelo governador Ratinho Junior, que começa a acontecer”, disse Ulisses Maia.

Leia Também:  Com apoio do Estado, empresa cria tecnologia que rastreia trajetória das roupas

A Arena Olímpica do Paraná é uma iniciativa conjunta das secretarias de Estado do Esporte e do Planejamento, que visa também a ampliação e modernização da estrutura existente no imóvel da sede da Secretaria do Esporte, no Capão da Imbuia, contemplando a renovação dos equipamentos geridos pela pasta.

“Mais um passo concreto na realização desse grande projeto, um sonho antigo do Paraná e de Curitiba. A Arena será fundamental tanto para a formação de atletas de alto rendimento quanto para a atração de grandes eventos esportivos e culturais, impulsionando o turismo e a economia do nosso estado”, afirma o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski

Ele destacou também as demais estruturas de excelência esportiva no Estado, como o Complexo do Tarumã, que abriga o Centro Nacional de Treinamento de Skate, e o Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel.

A participação de dois grupos credenciados demonstra a existência de grande interesse no desenvolvimento do projeto, à medida em que as empresas habilitadas precisam desenvolver soluções que avaliem a viabilidade do empreendimento, e, consequentemente, permitindo que o Estado escolha as melhores soluções para a efetiva implantação.

Leia Também:  Em Jacarezinho, governador vistoria obra de ambulatório que vai atender 22 municípios

PRÓXIMO PASSO – Com a homologação, abre-se um prazo de 90 dias para que os interessados apresentem seus estudos concluídos, podendo ser prorrogado mediante justificativa.

CENTRO DE CONVENÇÕES – Outro projeto em andamento da Secretaria de Estado do Planejamento, juntamente com a Paraná Parcerias, é o Centro de Convenções a ser construído onde fica o Estádio do Pinheirão. O projeto contempla revitalização da área no bairro Tarumã, que está sem uso há 17 anos. A concepção de toda a Parceria Público Privada está sendo desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Paraná Projetos.

O estudo vai apontar o modelo de concessão da área para a iniciativa privada, que será responsável pela construção do conglomerado e poderá explorar o espaço, além das necessidades físicas, dimensionando o tamanho do Centro de Convenções e as outras estruturas do seu entorno, como arenas esportivas ou salas comerciais. Esse processo deve ser concluído nos próximos meses.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA