NOVA AURORA

PARANÁ

Tudo por WhatsApp: IAT muda forma de reserva para o camping no Pico do Marumbi

Publicado em

Para facilitar a vida dos usuários, o Instituto Água e Terra (IAT) alterou o processo de reserva para acampamento no Parque Estadual Pico do Marumbi, localizado em Morretes, Piraquara e Quatro Barras, entre o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. A partir desta quarta-feira (20) todo o procedimento passa a ser feito exclusivamente por meio do WhatsApp, pelo número (41) 9-9554-3988. Não há mais a necessidade de cadastramento através do sistema e-Protocolo do Governo do Estado. O camping, reaberto no sábado (16), estava desativado desde 2020.

“Queremos facilitar o processo de reserva, cuidar da natureza, mas também do bem-estar do turista. O contato é direto com a equipe que faz gestão do parque. Essa dinâmica vai facilitar a hospedagem no Pico do Marumbi”, afirma o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. A autarquia ambiental é quem faz a gestão das 72 Unidades de Conservação (UC) do Paraná.

De acordo com a Portaria IAT 489/2023, que regulamenta o funcionamento do espaço, as reservas precisam ser feitas com pelo menos sete dias de antecedência. O valor é de R$ 20 por dia e por campista – o pagamento só deve ser feito após a confirmação da abertura da vaga pelo IAT, via aplicativo de mensagens. Idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais estão isentas. “É uma taxa simbólica para ajudar na manutenção do espaço e do próprio parque”, diz o diretor.

Leia Também:  Projeto de capacitação a custodiados em Londrina é divulgado em cartilha nacional

O local pode receber até 20 barracas, com ocupação máxima de três pessoas por equipamento. Ele ficará à disposição da população seis dias por semana (exceto às terças-feiras). Além disso, para acampar é necessário apresentar o termo de Conhecimento de Risco (acesse AQUI).

Ainda segundo a normativa, fica reservado à administração da Unidade de Conservação (UC) o direito de suspensão de reservas e solicitação de desocupação total ou parcial sempre que houver necessidade, visando o desenvolvimento seguro da atividade.

ATRATIVOS – O Parque Estadual Pico do Marumbi tem 8,7 mil hectares de área e é classificado como Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ou seja, seu objetivo principal é a conservação da rica biodiversidade local.

Entre os principais atrativos, destaque para parte da histórica Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com diversas construções antigas como as Estações do Marumbi e Engenheiro Lange. Vale a visita também ao Salto dos Macacos; Caminho do Itupava; Conjunto do Marumbi, formado por diversos Picos que superam mil metros de altitude, como a Ponta do Tigre (1.400 m); e as trilhas Noroeste, Frontal e Morro do Rochedinho.

Leia Também:  Paraná completa um ano com média de menos de um dia para viabilizar abertura de empresas

Saiba como proceder para acampar no Parque Estadual Pico do Marumbi e quais dados informar:

• Entrar em contato via WhatsApp do camping (41) 9-9554-3988 para verificar o número de vagas e demais esclarecimentos

• Data de entrada no camping e data de saída do camping

• Cópia do documento daqueles que irão acampar

• Nome completo, data de nascimento, cidade em que reside e telefone para contato de todos os campistas

• Pagamento da taxa via depósito na conta do IAT deve ser feito somente após a confirmação da abertura da vaga via WhatsApp

• Envio da autorização do uso do camping junto com comprovante de pagamento via WhatsApp do Camping: (41) 9-9554-3988

• Apresentação dos documentos pessoais e termo de conhecimento de risco na portaria do Parque Estadual Pico do Marumbi

Para mais informações acesse AQUI.

Serviço:

Reservas (WhatsApp) – (41) 9-9554-3988

Horário de Funcionamento Camping – das 8h às 15h. O limite máximo para a saída dos visitantes é 12h. De quarta-feira à segunda-feira. O Camping não funciona às terças-feiras.

Conta do IAT:

Banco do Brasil

Agência: 3793-1

Conta: 14.153-4

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Turismo avança 1,9% no Paraná em fevereiro, melhor resultado do Sul e acima da média nacional

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Expotécnica deve receber 4 mil pessoas em propriedade rural de Sabáudia

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA