NOVA AURORA

PARANÁ

Troféu Elite premia campeões em provas de salvamento aquático, no Litoral

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu, entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a disputa do Troféu Elite 2023/2024, no Litoral do Estado. Os participantes entraram em ação representando as quatro subáreas de atuação do CBMPR no Litoral durante o Verão Maior Paraná. Neste ano, a campeã da disputa foi a subárea de Pontal do Paraná, que acumulou 2.682,5 pontos.

Além dos representantes paranaenses, o evento teve a presença de uma equipe de Santa Catarina. Também foram entregues quatro prêmios Guarda-Vidas de Ferro, destinados aos competidores que contribuíram com mais pontos para suas subáreas durante o evento.

Entre os militares, os premiados foram o subtenente Flávio Roberto Blum e a cabo Thalyta Christine Schlottag de Macedo. Os civis que levaram a premiação foram Yohan Morais e Ana Carolina Matuchewski Ferreira.

“Foi uma honra ter ganhado esse prêmio que mostra o preparo e a dedicação de todos os profissionais”, comentou o guarda-vidas civil Yohan Morais.

Leia Também:  Em Carambeí, governador destaca o cooperativismo e garante apoio ao setor paranaense

“A competição faz com que a gente busque estar sempre bem preparado para desempenhar o serviço, além de poder rever os amigos e confraternizar com os atletas das outras subáreas”, reforçou a guarda-vidas civil Ana Carolina.

As atividades envolveram corrida e natação, com variações que simulam situações encontradas no dia a dia do trabalho de resgate da CBMPR. Ao todo, mais de 200 participantes se inscreveram.

“O Troféu Elite é uma motivação para os bombeiros se manterem sempre bem treinados, tanto fisicamente quanto tecnicamente”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

De acordo com o tenente Gustavo Henrique Ferreira Alves, chefe da equipe campeã, as competições foram ótimas. “Conseguimos manter uma constância nas provas e estar sempre no pódio, especialmente no feminino. Uma das coisas que mais fiquei feliz foi ver a união do time”, complementou.

PROVAS – No primeiro dia os participantes realizaram provas no mar da Praia Brava de Matinhos. Além do Aquathlon, também foram disputadas duas modalidades de salvamento.

Leia Também:  Estado prepara programa para estimular microempresas inovadoras com crédito a juro zero

No segundo dia, o Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa, em Paranaguá, abrigou quatro provas diferentes do Troféu Elite, sendo duas individuais que replicavam salvamentos com manequins e dois revezamentos com equipes de quatro atletas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governo participa de programa que capacita presidentes das cooperativas agropecuárias

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Estado promove fórum para debater desenvolvimento do Programa Vida no Trânsito

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA