NOVA AURORA

PARANÁ

Troféu Elite premia campeões em provas de salvamento aquático, no Litoral

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu, entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a disputa do Troféu Elite 2023/2024, no Litoral do Estado. Os participantes entraram em ação representando as quatro subáreas de atuação do CBMPR no Litoral durante o Verão Maior Paraná. Neste ano, a campeã da disputa foi a subárea de Pontal do Paraná, que acumulou 2.682,5 pontos.

Além dos representantes paranaenses, o evento teve a presença de uma equipe de Santa Catarina. Também foram entregues quatro prêmios Guarda-Vidas de Ferro, destinados aos competidores que contribuíram com mais pontos para suas subáreas durante o evento.

Entre os militares, os premiados foram o subtenente Flávio Roberto Blum e a cabo Thalyta Christine Schlottag de Macedo. Os civis que levaram a premiação foram Yohan Morais e Ana Carolina Matuchewski Ferreira.

“Foi uma honra ter ganhado esse prêmio que mostra o preparo e a dedicação de todos os profissionais”, comentou o guarda-vidas civil Yohan Morais.

Leia Também:  Com reajuste nacional, Paraná aumenta Piso Regional e segue com maior do País

“A competição faz com que a gente busque estar sempre bem preparado para desempenhar o serviço, além de poder rever os amigos e confraternizar com os atletas das outras subáreas”, reforçou a guarda-vidas civil Ana Carolina.

As atividades envolveram corrida e natação, com variações que simulam situações encontradas no dia a dia do trabalho de resgate da CBMPR. Ao todo, mais de 200 participantes se inscreveram.

“O Troféu Elite é uma motivação para os bombeiros se manterem sempre bem treinados, tanto fisicamente quanto tecnicamente”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

De acordo com o tenente Gustavo Henrique Ferreira Alves, chefe da equipe campeã, as competições foram ótimas. “Conseguimos manter uma constância nas provas e estar sempre no pódio, especialmente no feminino. Uma das coisas que mais fiquei feliz foi ver a união do time”, complementou.

PROVAS – No primeiro dia os participantes realizaram provas no mar da Praia Brava de Matinhos. Além do Aquathlon, também foram disputadas duas modalidades de salvamento.

Leia Também:  Educação divulga lista preliminar das inscrições ao Ganhando o Mundo Diretor 

No segundo dia, o Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa, em Paranaguá, abrigou quatro provas diferentes do Troféu Elite, sendo duas individuais que replicavam salvamentos com manequins e dois revezamentos com equipes de quatro atletas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Educação divulga lista preliminar das inscrições ao Ganhando o Mundo Diretor 

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com reajuste nacional, Paraná aumenta Piso Regional e segue com maior do País

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA