NOVA AURORA

PARANÁ

Trilhas do Itupava e do Pão de Loth serão fechadas por 12 horas no fim de semana

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) vai fechar temporariamente a trilha de acesso ao Morro Pão de Loth, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado (28) e no domingo (29), das 7h30 às 13h30. A medida se dá em razão do projeto de restauração do trecho, com a abertura de drenos e a construção de degraus. Após esses intervalos, o local voltará a receber visitantes normalmente.

A reforma da trilha é uma parceria voluntária entre o IAT e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A campanha faz parte do projeto comunitário dos acadêmicos, iniciativa desenvolvida pela instituição com todos os alunos da graduação, dentro da grade curricular. A ação, porém, está aberta a toda a comunidade. Os interessados precisam entrar em contato para solicitar o seguro voluntariado pelo telefone: (41) 9-9554-0414 (WhatsApp).

“Buscamos desenvolver a consciência ambiental nos acadêmicos, estimulando a proatividade através de experiências e práticas na execução das atividades como essa na trilha que leva ao Pão de Loth”, afirma a bióloga e chefe do Parque Estadual da Serra da Baitaca, Marina Rampim. “Esse projeto é muito importante e nos ajuda a dar mais visibilidade ao parque”, acrescenta.

Leia Também:  Com apoio da Ceasa, Paraná envia nova remessa com mais 400 toneladas de doações ao RS

COMPLEXO – O Parque Estadual da Serra da Baitaca abrange uma área total de 3.053,21 hectares nos municípios de Quatro Barras (83%) e Piraquara (17%), na Região Metropolitana de Curitiba.

O complexo tem como funções conservar uma amostra do bioma Floresta Ombrófila Densa (FOD), incluídas as formações Floresta Ombrófila Densa Montana (FODM), Floresta Ombrófila Densa Altomontana (FODAM), a fauna, o solo e as águas interiores; e promover atividades que não provoquem nenhuma alteração no ecossistema, dando sustentabilidade à conservação.

A origem do seu nome tem base em sua localização, numa das formações precursoras das elevações montanhosas e no maior conjunto montanhoso que compõem a Serra do Mar, a Serra da Baitaca. Esta teve seu nome originado da palavra tupi-guarani “mbaetaca”, que designa uma espécie de papagaio (Pionus maximilani), comum na região.

Além do Morro Pão de Loth, os principais atrativos do parque são o Caminho do Itupava e o Morro do Anhangava que, com seus 1.420 metros de altitude, é o local mais importante para a escalada em rocha no Paraná.

Leia Também:  Três empresas disputam edital de monitoramento de áreas de risco da Estrada da Graciosa

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

UENP recepciona mais de 600 novos alunos com eventos no Norte Pioneiro

Published

on

By

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou nesta semana a recepção de mais de 600 novos alunos de 2025. Os eventos realizados nos três campi contaram com apresentações culturais e pronunciamentos institucionais de boas-vindas aos calouros de graduação. As ações foram coordenadas pelo Gabinete da Reitoria em parceria com as Pró-Reitorias e coordenadorias acadêmicas.

Nos eventos, os alunos conheceram as ações e objetivos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPG) da universidade.

No campus de Cornélio Procópio, mais de 200 calouros participaram da recepção no Auditório do PDE. A diretora Vanderléia da Silva Oliveira parabenizou a equipe da Reitoria pela organização do evento e desejou boas-vindas aos calouros. “É com muita alegria que a gente recebe os ingressantes. Esse foi um encontro muito importante para dimensionar a universidade e como essa estrutura se movimenta para atender os alunos”, salientou.

Leia Também:  Governador assina proposta de incorporação do Uniuv à Unespar

A pró-reitora de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki, apresentou para os calouros a estrutura da universidade, estratégias e formas para que eles superem alguns obstáculos ao longo do curso. “A equipe da Prograd acompanha o percurso de cada aluno. A universidade deseja que cada estudante tenha alcançado o objetivo daqui a alguns anos”, afirmou.

No campus de Jacarezinho, a recepção foi realizada no Auditório do PDE do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e reuniu mais de 250 pessoas entre alunos, professores e servidores. “Foi uma oportunidade de apresentar a estrutura da universidade e o time de professores de altíssima capacidade e de altíssima competência. Os coordenadores prepararam esse ano letivo com muito cuidado”, disse o diretor Luiz Fernando Kasmierczak.

Já o campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, recebeu mais de 200 ingressantes no auditório do setor de Veterinária e Produção Animal para celebrar o início da jornada dos estudantes na UENP. O diretor Ricardo Castanho Moreira agradeceu a gestão atual pelo projeto institucional da construção do Restaurante Universitário e lembrou a importância do encontro. “A universidade tem a cada ano avançado no apoio ao estudante. Então, aproveitem esse período de quatro anos que passa muito rápido”, disse.

Leia Também:  Três empresas disputam edital de monitoramento de áreas de risco da Estrada da Graciosa

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, agradeceu a acolhida. “Os estudantes são a razão pela qual a universidade existe. Esperamos grandes trajetórias de formação acadêmica e profissional”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA