NOVA AURORA

PARANÁ

Tributo a Ravel: estreia da Orquestra Sinfônica em 2025 leva 4 mil pessoas Guairão

Publicado em

As apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) no concerto de abertura da temporada 2025 levaram quase 4 mil pessoas ao Guairão. Com casa cheia nos dois dias de evento – quinta-feira e domingo –, o público foi presenteado com o primeiro concerto da Série Ouro, que homenageou os 150 anos de nascimento do compositor francês Maurice Ravel, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá e com a participação de Fábio Martino, um dos principais pianistas brasileiros da atualidade e reconhecido internacionalmente.

Nas duas apresentações, 3.942 espectadores aplaudiram a execução de obras icônicas de Ravel: “La Valse”, “Concerto para Piano em Sol Maior”, “Bolero” e “Suíte nº 2 de Daphnis & Chloé”.

Entre os espectadores, Camila Cordóva, psicóloga e frequentadora assídua das apresentações da OSP, relatou a emoção que sentiu durante a execução de Bolero. “Chorei copiosamente. Tenho uma memória afetiva muito forte com essa música, porque meu pai me apresentou Ravel quando eu era criança”, disse.

“Sempre venho aos concertos da orquestra, já é uma tradição familiar, e trago meu filho. Eu não sei quando poderei ter novamente a oportunidade de ouvir o bolero sendo executado por uma orquestra, mas eu vou guardar na minha memória esse momento, que pra mim, foi muito especial”, contou.

Leia Também:  "Uma Juventude Fascinante": novo espetáculo fica de 5 a 22 de dezembro no Miniauditório

Isadora Travenick, comportamentalista de gatos, aproveitou a oportunidade da visita dos pais para levá-los no concerto. “Foi um momento lindo e o concerto, como sempre, maravilhoso”, disse. 

Para Alberto Travenick, aposentado, morador de Minas Gerais, o concerto teve um gostinho especial, pois marcou sua primeira visita a Curitiba ao lado da família. “Foi um presente inesperado. Minha filha Isadora nos trouxe para conhecer a cidade e essa apresentação foi um dos pontos altos da viagem.”

Já sua esposa, Cecília Travenick, destacou a execução do “Concerto para Piano em Sol Maior”. “ Foi lindo demais”, comentou. A amiga da família, Amanda Barros, médica veterinária e frequentadora da orquestra, elogiou o repertório. “Sensacional. O pianista brilhou, foi uma apresentação maravilhosa. E eu adorei os sapatos dele”, brincou.

PRÓXIMOS CONCERTOS – A Orquestra Sinfônica do Paraná segue com uma programação diversificada em 2025 com uma série de concertos especiais. Um deles é o de 28 de maio, quando será celebrado os 40 anos da OSP com a execução magistral da “Sinfonia nº 2 em dó menor – Ressurreição”, de Gustav Mahler.

Leia Também:  Faixa exclusiva de ônibus na Rua João Negrão vai beneficiar 36 mil usuários da RMC

Já o próximo concerto da Série Ouro retorna nos dias 12 e 15 de junho com um programa dedicado ao compositor alemão Richard Wagner. Para saber sobre a programação completa da Orquestra Sinfônica do Paraná acesse AQUI.

SOBRE A ORQUESTRA – Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Com mais de 1.000 apresentações em seu histórico, a orquestra já colaborou com diversos corpos artísticos do Teatro Guaíra, incluindo montagens de balés como O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, além de óperas como Tosca, Carmen e Aída. Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-a como uma das principais instituições culturais do País.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Faixa exclusiva de ônibus na Rua João Negrão vai beneficiar 36 mil usuários da RMC

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  CastraPet encerra mês de fevereiro com 5.609 animais atendidos em 29 municípios

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA