6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Três comitês se reúnem em abril para discutir a gestão da água no Paraná

    Publicado em

    Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) se reunirão no mês de abril para debater temas sobre a gestão da água no Estado. Além disso, ocorre na próxima semana um encontro do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas, no qual será apresentado o andamento dos planos de bacia do Estado. As reuniões serão remotas, com transmissão pelo YouTube.

    As atividades estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro. Para mais informações sobre os comitês, atividades e agenda, visite o site www.iat.pr.gov.br e acesse a aba “Gestão das Águas”.

    AFLUENTES DO BAIXO IGUAÇU – O primeiro encontro previsto na agenda é a 10ª Reunião Ordinária do CBH dos Afluentes do Baixo Iguaçu, que acontece na terça-feira (8), às 9h30. Na pauta estão as considerações sobre o evento do Dia Mundial da Água de 2025, promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco em parceria com o IAT – a ação ocorreu nos dias 21 e 22 de março. Além disso, serão divulgadas informações sobre as eleições setoriais de 2025.

    Criado pelo Decreto Estadual nº 8.923/2013, o Comitê da Bacia dos Afluentes do Baixo Iguaçu abrange total ou parcialmente 72 municípios do Paraná e desempenha um papel estratégico na governança dos recursos hídricos da região.

    Leia Também:  Espaço Cultural BRDE recebe lançamento de livro sobre o bairro Alto da Glória

    PIRAPONEMA – Em seguida, na quarta-feira (9), o CBH dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 (Piraponema) promove a 47ª Reunião Ordinária, com início às 14h. Entre os principais temas da pauta, estão a solicitação da inclusão do secretário executivo no comitê e os informes da Câmara Técnica dos Instrumentos de Gestão. O CBH Piraponema abrange total ou parcialmente 56 municípios do Estado.

    FÓRUM – A 8ª Reunião Ordinária do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas será sexta-feira (11), a partir das 9h. Dentre os itens de pauta destacam-se a apresentação de atualizações sobre o andamento dos Planos de Bacia Hidrográfica do Estado do Paraná e informações sobre o agente técnico-financeiro que lidará com a Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos.

    O Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos comitês legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Atualmente o Fórum é composto pelos presidentes e vice-presidentes, na posição de representantes titulares e suplentes dos 12 comitês de bacias hidrográficas paranaenses.

    NORTE PIONEIRO – Ainda em abril ocorre a 27ª Reunião Ordinária do CBH Norte Pioneiro, no dia 24, quinta-feira, às 9h30. Iniciando as atividades do comitê em 2025, a reunião terá como pauta, entre outros itens, a divulgação de informações relacionadas às eleições setoriais para composição de novo mandato do comitê, além da apresentação de informes do CBH Paranapanema.

    Leia Também:  Produtores de queijo de Laranjeiras do Sul e Guarapuava criam associação com apoio do IDR-Paraná

    O CBH Norte Pioneiro tem como área de atuação a totalidade das bacias hidrográficas dos Rios Cinzas, Paranapanema 1 e 2 e o território paranaense da Bacia do Itararé, alcançando 41 municípios.

    GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

    Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

    Os 12 comitês são: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2, Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu e Comitê dos Afluentes do Médio Iguaçu.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

    Leia Também:  Polícia Penal prepara mais 31 servidores para segunda fase do Verão Maior Paraná

    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

     “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

    Leia Também:  Educação financeira: alunos de Corbélia vivenciam realidade do mercado de trabalho

    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA