NOVA AURORA

PARANÁ

Tradições e cultura: Teatro Guaíra tem apresentação inédita da companhia polonesa Śląsk

Publicado em

Um encontro de tradições e culturas marcou a noite desta terça-feira (18) no Teatro Guaíra, em Curitiba. Pela primeira vez no Brasil, a Companhia Nacional de Canto e Dança Śląsk, da Polônia, se apresentou ao lado do Balé do Teatro Guaíra e do Grupo Polônes do Paraná Wisła. A apresentação foi acompanhada pelo vice-governador Darci Piana e pela vice-governadora da região polonesa da Silésia, Anna Jedynak, que está em missão no Paraná.

Promovido pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, em parceria com a Secretaria da Cultura do Paraná e o Governo da Silésia, o Encontro Cultural Paraná-Polônia celebrou a imigração e emocionou o público formado, em sua maioria, por descendentes de imigrantes do país europeu.

O Paraná foi um dos principais destinos dos imigrantes poloneses do século XIX e, atualmente, conta com cerca de 1,2 milhão de descendentes, dos quais 300 mil residem em Curitiba, considerada a cidade mais polonesa do Brasil. “Nossa cultura é muito marcada pelas raízes polonesas, temos uma forte ligação com esse país. Por isso, é muito significativo um encontro dessas tradições em um espetáculo tão bonito”, afirmou Darci Piana.

“Fiquei impressionada com a recepção da comunidade polonesa do Paraná. Além de assinar um importante acordo de cooperação entre os dois estados, também fiquei muito feliz em assistir esse espetáculo, que simboliza a ligação entre os países”, ressaltou a vice-governadora da Silésia. “A perspectiva é que o grupo Śląsk, que é conjunto de dança e de canto muito famoso em nosso País, seja um visitante frequente deste palco”.

Leia Também:  PCPR cumpre mandados em Londrina e Assis Chateaubriand em ação contra pirataria digital

A cônsul-geral da República da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, explicou que o evento cultural oportunizou o encontro dos descendentes poloneses com suas raízes. Um grupo de pessoas, moradores da cidade de Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul, viajou desde a madrugada para poder acompanhar a apresentação. “Foi uma noite dedicada à cultura, porque a cultura nos une da melhor maneira possível”, disse.

APRESENTAÇÕES – Cerca de 40 integrantes da Companhia Śląsk encheram o palco do Teatro Guaíra de cores, apresentando danças e canções tradicionais do folclore polonês. O grupo, fundado em julho de 1953, recebeu o nome da província da Silésia (Śląsk) e é considerado um dos principais representantes culturais daquela região.

A companhia profissional de canto e dança é formada atualmente por 135 integrantes, que rodam o mundo apresentando as tradições polonesas. O conjunto já realizou cerca de 6 mil shows, se apresentando para mais de 20 milhões de pessoas em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Suécia, Holanda, China, México e até no Vaticano.

Leia Também:  Edital do concurso da PGE com salário de R$ 32 mil é publicado; inscrições começam em agosto

Fundado em Curitiba em 1928, em comemoração aos 10 anos de Independência da Polônia, o Wisła é o grupo folclórico polonês mais antigo do mundo e está completando 95 anos. Conta atualmente com cerca de 200 integrantes em diferentes categorias, desde crianças até idosos.

“É simplesmente inenarrável para a gente ter essa oportunidade de dançar junto com a Companhia Śląsk, que é um dos balés nacionais da Polônia e um grupo tradicional no País. Uma experiência fantástica”, afirmou o diretor de Patrimônio do Grupo Wisła, Edinei Schuster. “Este é o primeiro evento em comemoração aos 95 anos do grupo e, além de dançar com o Śląsk, no dia 3 de maio vamos receber um outro grupo da Polônia e no mês de julho faremos uma turnê pela Polônia e Lituânia.

Já os anfitriões do Balé do Teatro Guaíra, que abriram a noite de espetáculos, apresentaram uma versão reduzida de Romeu e Julieta, do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, baseada na obra de William Shakespeare e do compositor Serguei Prokofiev.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Café do Teatro Guaíra deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2023

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Deputado Anibelli Neto apresenta 15 contribuições para o código estadual dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista - TEA Paraná

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA