NOVA AURORA

PARANÁ

Trabalho preventivo de bombeiros e guarda-vidas garante verão tranquilo na Ilha do Mel

Publicado em

Para diminuir os riscos de afogamento durante a temporada do Verão Maior Paraná, a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) começa nas areias, com ações preventivas, advertências e sinalização das áreas de banho. Desde o início da temporada, a Ilha do Mel possui dois postos de guarda-vidas distribuídos entre os dois lados da ilha, um em Brasília, na Praia de Fora, e o outro em Encantadas. 

A Ilha do Mel é um dos maiores e mais frequentados pontos turísticos do litoral paranaense. As praias de areia branca, cercadas de águas cristalinas, montes e construções históricas são o destino de centenas de turistas que querem conhecer de perto a beleza da ilha mais famosa do Paraná. 

Durante os 40 dias de atuação nesta temporada de verão, o CBMPR fez 98 atendimentos com alertas preventivos e 518 advertências na ilha. Além desse trabalho, também foi reforçado o uso das pulseirinhas de identificação, que podem ser retiradas em qualquer posto de guarda-vidas. Elas são feitas de material à prova d’água, que permitem o uso dentro do mar.

De acordo com a subcomandante da Ilha do Mel, tenente Renata Camargo, essa atuação dos guarda-vidas referente às advertências e prevenção é fundamental para que os banhistas tenham tranquilidade e segurança durante o lazer nas praias. “Fazemos ações preventivas e podemos ver que elas são importantes porque na ilha o número de salvamentos e resgate é baixo”, explicou.

Leia Também:  Reta final: inscrições para o Vestibular UENP 2024 seguem até 5 de dezembro

A tenente ainda falou sobre as recomendações aos turistas que frequentam ou pretendem visitar a Ilha do Mel. “A recomendação é que sempre fiquem perto dos postos de guarda-vidas, entre as bandeiras vermelha e amarela, que é o sinal de área guardada pelo guarda-vida. Temos na ilha bandeiras pretas espalhadas pelas areias, indicando os locais para banho. Elas significam que são áreas não protegidas. Então é importante que o banhista se atente nessas recomendações, visualizem as bandeiras e os postos de guarda-vidas e fiquem próximos”, completou.

Esse trabalho conta com o apoio da Polícia Militar, com a patrulha costeira, e também da Guarda Civil, com o uso de embarcações e do efetivo durante suas ações. 

NAUFRÁGIO E AFOGAMENTO – No último dia 26 de janeiro, bombeiros e guarda-vidas civis que estão atuando no Verão Maior Paraná salvaram 15 ocupantes de uma embarcação que naufragou na Ilha do Mel. O barco realizava um passeio ao redor da reserva quando foi surpreendido por uma onda e naufragou na praia de Encantadas. Todas as vítimas usavam coletes salva-vidas e foram socorridas sem ferimentos. 

O socorro em tempo hábil só foi possível por conta do reforço operacional na temporada. O atendimento a essa ocorrência envolveu bombeiros e guarda-vidas civis e contou ainda com duas lanchas e uma moto aquática. A aeronave Falcão 8, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), chegou a ser acionada, mas não houve necessidade de atendimento. A embarcação já foi retirada da água.

Leia Também:  Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros treinam com aeronaves em Porto Rico, no Noroeste

Também houve um óbito por afogamento. No dia 15 de janeiro, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento a uma vítima que havia sofrido uma queda enquanto andava na encosta do Morro da Cruz na Ilha do Mel. Ele foi socorrido, mas depois de algum tempo faleceu. O atendimento ocorreu com apoio de uma embarcação e da aeronave do BPMOA, envolvendo, ao todo, nove profissionais.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Reta final: inscrições para o Vestibular UENP 2024 seguem até 5 de dezembro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Piana irá à França para evento internacional sobre educação profissional

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA