16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Toledo terá 91% de coleta e tratamento de esgoto com investimentos da Sanepar

    Publicado em

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investe R$ 57,2 milhões em Toledo, na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Toledo, na construção de uma nova estação elevatória e na implantação de redes coletoras. Essas obras vão atender 91% da população, antecipando para 2024 o cumprimento da meta de universalização do saneamento.

    Na ETE Rio Toledo, será ampliada em 50% a capacidade de tratamento, passando de 100 litros por segundo para 150 l/s. “Também será alterada a tecnologia de tratamento, que terá um processo mais moderno e eficiente, preservando a qualidade da água do Rio Toledo”, afirma o gerente regional Eduardo Arrosi.

    A nova estação elevatória será construída no final da Rua Ana Iachombeck, próxima ao Rio São Francisco, e terá capacidade para bombear 54,4 litros de esgoto por segundo. Além disso, a Sanepar implantará 71,93 quilômetros de tubulações de esgoto, possibilitando que cerca de 5 mil imóveis sejam integrados ao sistema.

    Leia Também:  Humai-UEPG realiza cirurgia neurológica inédita em bebê de apenas sete meses

    Outros 30 km de rede coletora implantados em loteamentos da região serão incorporados ao sistema público de coleta, com o tratamento do esgoto na ETE Rio Toledo.

    OBRAS DA CARLOS SBARAINI – A Sanepar antecipou a obra de implantação da rede coletora na Rua Carlos Sbaraini a pedido da Prefeitura de Toledo, que está revitalizando o local. Entretanto, a ligação dos imóveis ao sistema público de coleta deverá ser feita somente depois que os donos dos imóveis receberem autorização da Sanepar.

    O motivo é que o esgoto só poderá ser coletado com a finalização da estação elevatória. Assim que as obras estiverem prontas, a Sanepar entrará em contato com os moradores para fazer a adesão e liberar a interligação dos imóveis.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Paraná é o 1º estado a unir todos os Poderes no Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  MON terá oficina de marmorização e duas mediações em setembro

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA