NOVA AURORA

PARANÁ

Toledo, Manoel Ribas e Ponta Grossa são destaques dos JEPs-Bom de Bola

Publicado em

As equipes de Toledo, Manoel Ribas e Ponta Grossa foram destaques na edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps)-Bom de Bola, o maior evento escolar de futebol de campo, que reúne atletas de 12 a 14 (ensino fundamental) e de 15 a 17 anos (ensino médio), masculino e feminino, de escolas públicas e particulares. 

Os vencedores foram definidos nesta terça-feira (15), após cinco dias de competição da etapa final, que reuniu 1.500 alunos e professores em Pérola, no Noroeste do Estado. Foi a primeira vez que o município, de cerca de 11 mil habitantes, recebeu o evento, que movimentou hotéis, restaurantes e comércio local.

Toledo, no Oeste, levou para casa duas medalhas no feminino – ouro, na categoria 15 a 17 anos, e prata, na categoria 12 a 14 anos, ambas com o Colégio Estadual Senador Atílio Fontana. “Sair com uma medalha de ouro e uma de prata é uma grande honra para todos nós”, Leandro Soares, coordenador de Educação Física do Núcleo Regional de Toledo.

Leia Também:  Mais profissionais da educação passarão por treinamento de segurança a partir desta quarta

Manoel Ribas, na região Central, foi campeã no feminino de 12 a 14 anos, da Escola Estadual Nereu Ramos, e levou bronze na categoria 15 a 17 anos, com o Colégio Estadual Professora Reni C. Camper. Já Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foi destaque no masculino: ouro na categoria 15 a 17, com o Colégio Dynâmico, e bronze na categoria 12 a 14, com o Colégio Integração.

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Esporte e da Educação, os Jeps-Bom de Bola 2024 tiveram 17 mil inscritos, de 397 municípios, divididos em 32 regionais na etapa regional. A fase seguinte, a macrorregional, foi disputada em setembro e reuniu 3,3 mil atletas, professores e técnicos de 104 municípios. As sedes foram Balsa Nova, São Mateus do Sul, Dois Vizinhos, Boa Vista da Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Porto Rico, Jardim Alegre e Ribeirão do Pinhal. 

A coordenadora dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, definiu as finais como uma grande festa do esporte escolar e destacou a organização da competição, à cargo da Prefeitura de Pérola. “A cidade abraçou o evento, todos os atletas e equipes foram muito bem recebidos”, disse ela, que destacou, também, a qualidade da estrutura dos campos onde aconteceram os jogos.

Leia Também:  Paraná conquista 18 medalhas no primeiro fim de semana dos Jogos da Juventude 2023

Confira os campeões dos JEPs-Bom de Bola nas quatro categorias:

Feminino: 15 a 17 anos

1º CE Senador Atílio Fontana (Toledo)

2º Colégio Estadual do Paraná (Curitiba)

3º CE Professora Reni C. Gamper (Manoel Ribas)

Feminino: 12 a 14

1º EE Nereu Ramos (Manoel Ribas)

2º CE Sen Atílio Fontana (Toledo)

3º CE Duque de Caxias (Nova Olímpia)

Masculino: 15 a 17

1º C Dynâmico (Ponta Grossa)

2º C Colégio Loanda (Loanda)

3º CE Professora Eudice Ravagnani de Oliveira (Florestópolis)

Masculino: 12 a 14

1º C Ética Santos Dumont (Londrina)

2º EE Nossa Sra Graças (Irati)

3º C Integração (Ponta Grossa)

Mais informações sobre os resultados estão disponíveis no site da Secretaria do Esporte do Paraná  e também no aplicativo da Paraná Esporte: APP Store e Google Play.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado adquire R$ 2 bilhões em produtos e serviços de micro e pequenas empresas em 2024

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado emitiu 5,4 mil Carteiras do Autista em 2023, número superior a todo o ano de 2022

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA