NOVA AURORA

PARANÁ

Teve até barreado: Paraná apresenta atrativos turísticos em feira na Argentina

Publicado em

Com um estande de 100 metros quadrados, o Paraná teve uma participação de destaque na edição 2024 da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), maior evento do gênero no continente, que terminou nesta terça-feira (1/10) em Buenos Aires, capital da Argentina. Mais de 125 mil pessoas passaram pelo pavilhão da “La Rural”, a Sociedade Rural portenha, durante os quatro dias da feira.

A Argentina é o segundo país que mais envia turistas estrangeiros ao Paraná: no primeiro semestre desse ano, de acordo com dados da Embratur, foram 139,4 mil visitantes. A próxima parada do Viaje Paraná será na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar), país que é o líder de envio de turistas ao Paraná, com 219.614 visitantes no primeiro semestre. 

A estrutura paranaense foi dividida com os dois principais destinos internacionais do estado, Foz do Iguaçu e Curitiba. Além disso, o Viaje Paraná levou para o estande entes públicos e privados que participaram de um chamamento público, como prefeituras, hotéis e agências de turismo, o mascote da capivara e o chef curitibano Rui Morschel, que preparou o barreado, prato típico do litoral paranaense, e cuca de bala de banana de Antonina. 

“Este é um momento marcante para o turismo paranaense, com a maior participação da história do estado em uma feira internacional. No primeiro semestre deste ano já recebemos 100 mil visitantes estrangeiros a mais do que o mesmo período de 2023, e essas ações do Viaje Paraná certamente farão esses números crescerem ainda mais”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Leia Também:  Na Ocepar, governador destaca a importância das cooperativas para o Paraná

Para os destinos e empresas que estiveram no evento levadas pelo Viaje Paraná, esta foi uma oportunidade única de mostrar seus produtos, serviços e atrativos para um público internacional. “Um evento excepcional e de total importância, pela troca de contatos e informações que propicia e que no futuro podem se converter em negócios“, comentou Alejandro Boff, organizador da ExpoMotorHome, evento que terá sua oitava edição realizada em novembro no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

“Para nós que trabalhamos com turismo receptivo, esta oportunidade que o Viaje Paraná nos deu é extremamente importante”, disse Pamela Imme, da Brasul Trips. “Essa união do público com o privado é essencial para vendermos o Paraná. E o estande ficou robusto e muito atraente, muitas pessoas visitando, o que facilita o network”, completou Rafael Maia, da Air Promo.

O presidente do Viaje Paraná,  órgão de promoção comercial do setor e vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Irapuan Cortes, comemorou o sucesso da participação paranaense no evento. “O Viaje nasceu justamente para poder estimular as empresas de turismo a crescer, fazer negócios e trazer mais visitantes ao Paraná. E a FIT 2024 foi uma verdadeira coroação deste trabalho”, disse. 

Paraná apresenta destinos, atrativos e gastronomia na Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires

BARREADO, UM SUCESSO – Pela primeira vez o Paraná levou para a FIT comidas típicas do litoral: barreado e cuca de bala de banana de Antonina, ambos preparados pelo chef Rui Morschel na cozinha do Instituto Gastronômico das Américas, em Buenos Aires. As sessões de degustação lotaram o estande do Viaje Paraná e os sabores paranaenses encantaram brasileiros e estrangeiros.

Leia Também:  Genomas Paraná já sequenciou 1,2 mil amostras da população de Guarapuava

O primeiro a provar o barreado foi o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Não há maneira melhor de conhecer a cultura de um local do que pela culinária. E é bom demais esse prato; terei que voltar aqui no estande do Paraná a toda hora”, brincou. 

Para os estrangeiros, a mistura de carne, farinha e banana causou um inicial estranhamento, logo depois transformado em exaltação. “A combinação da carne com a banana no início é estranha, porém deliciosa. Não estamos acostumados a misturar carne com fruta, mas este prato realmente me encantou”, disse Maria Dolores, aposentada moradora de Buenos Aires. 

O chef Rui, um grande incentivador do uso de produtos e ingredientes legitimamente paranaenses na gastronomia, participou pela primeira vez deste tipo de evento. “Acredito que o primeiro passo é mostrar o que o Paraná tem, a nossa cultura e a nossa história relacionada com a comida, e na minha avaliação esse passo foi cumprido”, opinou. “Foi o nosso diferencial. De todos os estados brasileiros presentes na FIT, apenas o Paraná ofereceu degustação de um prato típico”

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Comitês do Alto Ivaí e Baixo Ivaí-Paraná 1 se reúnem para tratar da gestão da água

Published

on

By

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná vão se reunir na próxima semana. Na quarta-feira (23), às 14h, o CBH do Alto Ivaí organiza a 10ª Reunião Ordinária. Na quinta-feira (24), também às 14h, ocorre a 15ª Reunião Ordinária do CBH das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1. Os encontros terão transmissão pelo YouTube. As ações são coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), gestor executivo do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Entre os principais itens da pauta da 10ª Reunião Ordinária do Alto Ivaí está a eleição e posse da nova mesa diretora para o mandato 2025-2029, formada por representantes dos três setores que compõem o comitê: Poder Público, usuários de recursos hídricos e sociedade civil organizada.

O CBH Alto Ivaí foi instituído pelo Decreto Estadual nº 8.859/2013 e é composto por 33 membros titulares e respectivos suplentes, definidos nas reuniões setoriais realizadas em março. A bacia abrange uma importante região do Centro-Norte do Paraná.

Para dúvidas ou informações adicionais, o contato com a secretaria-executiva pode ser feito pelo e-mail: cbhaltoivai@iat.pr.gov.br.
Já na 15ª Reunião Ordinária do CBH das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, na quinta-feira (24), haverá a posse de novos representantes, aprovação da ata da reunião anterior, a capacitação sobre “ICMS Ecológico por Manancial”, além da análise do pedido de reenquadramento do Córrego Fundo, em Cruzeiro do Oeste.

Leia Também:  Em sua 3ª escala em Paranaguá, navio de cruzeiro movimenta pontos turísticos do Litoral

Com atuação sobre uma área de 14.937 km² e abrangência total ou parcial de 53 municípios no Noroeste do Paraná, o comitê desempenha papel estratégico para a gestão hídrica regional.

Mais informações sobre os comitês, agenda e atividades podem ser acessadas no site www.iat.pr.gov.br, na aba “Gestão das Águas”.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por membros e seus respectivos representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

Leia Também:  Ranking do TCU coloca Paraná em 3º lugar na aplicação da Nova Lei de Licitações

Os 12 comitês são: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2, Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu e Comitê dos Afluentes do Médio Iguaçu.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA