NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar comemora 84 anos com implantação de novo parque tecnológico

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 84 anos de fundação nesta quinta-feira (6) executando projetos que vão consolidar a instituição como laboratório público oficial na área da saúde e também que reforçam sua presença no Interior do Estado.

Empresa pública do Governo do Paraná, o Tecpar foi fundado em junho de 1940 e hoje cumpre o papel de indutor de inovação e de novas tecnologias, com foco em contribuir com a economia e o desenvolvimento regional.

O diretor-presidente do Instituto, Celso Kloss, avalia que, ao comemorar os 84 anos do instituto, celebra-se também o cumprimento de sua missão pública ao longo desses anos. “Neste período, o Tecpar cumpriu, e continua a cumprir, seu papel como laboratório público oficial e também como um instituto indutor do desenvolvimento de novas tecnologias e de apoio ao mercado, com serviços tecnológicos de seu complexo laboratorial e de sua divisão de certificação”, exemplifica.

Kloss ressalta que a celebração desse marco coincide com a implantação do projeto do Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar em Maringá, uma nova frente de atuação. “O Tecpar é um laboratório público oficial, o que significa que tem entre seus objetivos o fornecimento de produtos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo da sua história, deu inúmeras contribuições à saúde pública brasileira e, aos 84 anos, executa um projeto que irá consolidá-lo como fornecedor público nacional”, destacou.

Leia Também:  MUPA recebe a partir do dia 14 mostra de artista mineiro sobre memória e passagem do tempo

NOVO PARQUE – O projeto ao qual o diretor-presidente se refere é a unidade industrial voltada à produção de fórmulas nutricionais no futuro Parque Tecnológico em Maringá. Em maio, o Tecpar assinou, na presença do vice-governador Darci Piana, um protocolo de intenções com a empresa Astra Medical Supply para o desenvolvimento conjunto de uma planta produtiva no parque tecnológico da cidade do Noroeste do Estado.

A implantação da fábrica faz parte da fase 2 do projeto de instalação do Parque Tecnológico em Maringá, que tem como objetivo atrair várias empresas especializadas em pesquisa e desenvolvimento de produtos de ponta na área de saúde.

A escolha da empresa se deu após um chamamento público, que teve como vencedor o consórcio das empresas Astra Medical Supply e Nucitec. Além da instalação da indústria para produção nacional das fórmulas de nutrição clínica especializada, a parceria também prevê a transferência de tecnologia para o instituto paranaense.

As primeiras fórmulas nutricionais produzidas no parque serão utilizadas para alimentação de pessoas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), um efeito adverso à saúde decorrente de uma resposta imune específica que ocorre na exposição a uma proteína presente neste alimento. Os produtos serão destinados ao SUS, atendendo a uma demanda nacional por este tipo de fórmula.

Leia Também:  Polícia Militar encanta o público na Boca Maldita com Banda da PMPR e exposição de viaturas

A plataforma de desenvolvimento industrial para formulações pediátricas, como no caso da APLV, é considerada estratégica pelo Ministério da Saúde para atender essa doença negligenciada e também um desafio em saúde e de solução produtiva e tecnológica para o SUS. A recomendação do órgão é que haja produção de medicamentos e formulações para tratamento da população pediátrica de forma a garantir o abastecimento em nível nacional.

A fase 1 da implantação do parque tecnológico contempla a infraestrutura no local, um terreno doado pela Prefeitura de Maringá ao Tecpar, com área de 100 mil metros quadrados. A previsão é que ainda no mês de junho seja divulgada a empresa cuja proposta de construção da infraestrutura foi a vencedora do processo licitatório.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  PCPR prende homem por agredir e ameaçar ex-companheira em Pato Branco

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Agência do trabalhador de Nova Aurora divulga vagas de emprego

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA