NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar certifica organizações e empresas que atuam na área de infraestrutura em todo o País

Publicado em

Com 27 anos de experiência na certificação de sistemas de gestão, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem contribuído para melhorar a infraestrutura brasileira com serviços de referência na área de certificação. Atualmente 14 concessionárias de rodovias do País, além de três empresas da área portuária, têm os seus sistemas de gestão auditados e certificados pelo Tecpar Certificação.

As principais certificações concedidas para organizações do setor de infraestrutura são para Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001); de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001); de Gestão da Segurança Viária (NBR ISO 39001) e de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001).

Fábio Corrales, gerente do Tecpar Certificação, explica que para receber a certificação a empresa deve passar por um rigoroso processo de avaliação de conformidade, no qual o cumprimento dos requisitos é verificado. Por isso, ele ressalta, a escolha de um organismo reconhecido e experiente para realizar a auditoria é fundamental.

“As empresas que buscam a certificação querem uma confirmação externa de que elas estão, de fato, cumprindo todos requisitos estabelecidos pelas normas internacionais. Essa é uma forma de demonstrar seu compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos, com o desenvolvimento organizacional e com a satisfação de seus clientes”, destacou.

Acreditado pelo Inmetro para conceder a certificação ISO 9001 e 14001 para empresas de todo o País, o Tecpar Certificação atua como organismo independente da relação comercial e atesta que sistemas estão em conformidade com as normas internacionais. Os programas de avaliação e certificação da conformidade estão estruturados em padrões internacionais, garantindo um processo reconhecido e seguro.

Leia Também:  Procon e Samsung assinam acordo para entrega de carregadores aos consumidores

RODOVIAS – O trabalho realizado pelo Tecpar Certificação abrange concessionárias de rodovias que atuam de Norte a Sul do Brasil. Há empresas certificadas no Espírito Santo (1), Goiás (1); Minas Gerais (3); Mato Grosso (3), Rio de Janeiro (2); Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (3).

Recentemente o Tecpar realizou a auditoria para manutenção da certificação da Ecovias do Araguaia, concessionária que administra o trecho que atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás. A empresa manteve as certificações internacionais em qualidade (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001), saúde e segurança ocupacional (ISO 45001) e segurança viária (ISO 39001).

“Essas certificações são o reconhecimento do nosso compromisso com requisitos fundamentais e são o resultado de um esforço conjunto de todos os colaboradores que se empenham para adotar as melhores práticas em suas atividades. Ou seja, pelo segundo ano, essa conquista é um marco para a história da concessionária e reflexo de um trabalho de excelência executado por todos no dia a dia”, destaca Sidney Vilar Filho, diretor-superintendente da Ecovias do Araguaia.

PORTUÁRIA – Na área portuária, o Tecpar certificou o sistema de gestão de empresas brasileiras que atuam no Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo.

O Instituto emitiu as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 para as organizações Ecoporto Santos, nas atividades de operação portuária de contêineres e armazenagem em recinto alfandegado, e Termares (Terminais Marítimos Especializados), nas atividades de movimentação e armazenagem em recinto alfandegado.

Além disso, certificou o sistema de gestão segundo a ISO 9001 da Ecopátio Logística Cubatão, pátio regulador de caminhões localizado em Cubatão (SP). Os pátios reguladores são plataformas fundamentais para a organização e triagem de veículos de carga, evitando que eles se dirijam diretamente aos terminais.

Leia Também:  Abril Indígena, peças do Festival de Curitiba e visitas guiadas estão na programação cultural

SISTEMAS DE GESTÃO – A NBR ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, referência para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em diversos países. Ela pode ser aplicada de grandes corporações a microempresas que buscam superar os desafios relacionados à gestão da qualidade, com impacto direto em seus produtos e serviços.

Já a NBR ISO 14001 é a norma internacional que define como implantar um sistema de gestão ambiental eficaz em vigor. É voltada a empresas comprometidas com a proteção do meio ambiente e com a gestão dos riscos ambientais de suas atividades.

Primeira norma internacional voltada para a saúde e segurança no trabalho, a NBR ISO 45001 auxilia a empresa a gerenciar e prevenir as causas de acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e outros problemas de saúde, além de contribuir para melhorar a produtividade do trabalhador.

A NBR IS0 39001, por sua vez, é uma certificação específica para empresas da área de transporte. A norma indica os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança Viária eficiente e engloba fatores como o respeito à velocidade, o uso de equipamentos de segurança, entre outros, para reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Penitenciária de Londrina comemora 30 anos com foco na segurança e ações de educação

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Anjo Inovador: inscrições para edital do programa de incentivo a startups iniciam nesta terça

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA