NOVA AURORA

PARANÁ

Técnicos do IAT, embarcações e caminhões-pipa: Paraná reforça socorro ao Rio Grande do Sul

Publicado em

O Governo do Estado montou uma nova operação de assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande de Sul. Um comboio com 22 técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), 10 caminhões-pipa, 7 caminhonetes e 6 embarcações vai sair na segunda-feira (13), às 8 horas, do posto de gasolina Triângulo, em São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná. A força-tarefa atuará nos municípios indicados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Canoas por 10 dias, até a quarta-feira (22).

Os caminhões-pipa vão ajudar no abastecimento de água, assim como os da Sanepar, enviados no começo da semana. Já os demais equipamentos servirão de apoio logístico para o resgate de pessoas e animais; na distribuição de alimentos, água e medicamentos; e no transporte de insumos e mantimentos. A ação conta com o suporte da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“É um gesto solidário e de irmandade do meio ambiente do Paraná. Nos mobilizamos para colaborar com o Rio Grande do Sul neste momento tão difícil. A vida importa, por isso mais essa iniciativa humanitária. Estamos de mãos dadas com o povo gaúcho”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Leia Também:  Miniauditório do Guaíra recebe a peça "Make Morte Pop Again" nesta semana

Esse é o segundo grande movimento de solidariedade ao estado vizinho organizado pelo IAT. Desde a segunda-feira (06), os 21 escritórios regionais e a sede principal do órgão ambiental em Curitiba estão recebendo donativos em prol da população gaúcha.

Alguns núcleos, como os da Capital, Litoral, Ponta Grossa, Irati, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Umuarama, Toledo, Ivaiporã e Cascavel lançaram a campanha “Um alimento por uma muda”, que consiste na troca de um quilo de alimento não perecível, água potável, produtos de higiene ou limpeza e ração para cães e gatos por uma planta de espécie nativa para casa, como araucária, ipê, árvores frutíferas, entre outras.

A iniciativa integra a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e, inicialmente, vai até o dia 22.

CAMINHÕES – Os caminhões-pipa integram o projeto Patrulha Ambiental, inciativa da Sedest executada pelo IAT. Desde 2019, foram entregues aos municípios 733 veículos, entre caminhões-baú, compactadores, modelos limpa-fossas, caminhões-pipa e poliguindastes, totalizando um investimento de R$ 206,8 milhões.

“Pedimos aos municípios o empréstimo dos caminhões e fomos prontamente atendidos. E, se tiver necessidade, ampliaremos o número de veículos. O Paraná inteiro está mobilizado para ajudar o Rio Grande do Sul”, afirmou o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro. “Esses caminhões exercem diferentes funções. Podem levar água potável para quem precisa, mas também ajudar na limpeza das cidades quando a água da chuva começar a baixar”.

Leia Também:  Rede estadual de educação tem vagas para tradutores e intérpretes de Libras

CAMPANHA – A campanha SOS RS segue arrecadando doações até o dia 22 de maio. Além do IAT, as unidades do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Secretaria da Cultura também estão recebendo donativos.

Além das doações, o Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas com forças de segurança e equipamentos de resgate. 32 policiais militares, oito viaturas, helicóptero e embarcação foram encaminhados para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Sul, evitando roubos e saques. A Polícia Científica também enviou profissionais e equipamentos.

Pelo Corpo de Bombeiros, uma nova equipe partiu na quarta-feira (8), com 37 bombeiros militares em substituição à equipe paranaense que já atuava na região desde o dia 1º de maio. Na área de saúde, o Paraná também enviou bolsas de sangue, medicamentos, alimentos e equipamentos de segurança nesta quinta-feira.

BALANÇO – O boletim divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul às 12 horas desta sexta-feira (10) confirmou a morte de 116 pessoas vítimas das chuvas. Outras 143 pessoas estão desaparecidas. 70,7 mil pessoas estão em abrigos e 337 mil desalojadas. Ao todo, 437 cidades foram afetadas pelas chuvas.

Serviço

Saída do comboio do Instituto Água e Terra (IAT) para apoiar o Rio Grande do Sul

Data: segunda-feira, 13 de maio

Horário: 8 horas

Local: Posto Triângulo – Av. Ulisses Faria, 1889 – São Mateus do Sul. Mapa AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Com 118 mil novas vagas, Paraná liderou geração de empregos no Sul em 2022

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  TV Evangelizar transmitirá Natal do Palácio Avenida para todo o Brasil

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA