NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro José Maria Santos recebe “Desmonte”, com a atriz Regina Vogue

Publicado em

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte”. Depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na Capital, ela reúne antigos parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

“Desmonte” conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte, ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó contadora de histórias e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital “Que Absurdo!”, escrita e dirigida por Lira, lançada no YouTube em 2020 durante o período de isolamento da pandemia de Covid-19. A dramaturgia incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. 

Leia Também:  Por boas práticas, Agepar recebe certificações ouro e prata do governo federal

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”, diz.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”, afirma.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando aos quatro ventos que, o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”, afirma.

Leia Também:  Seguro Rural do Estado garantiu apoio aos produtores de diversas culturas em 2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

Published

on

By

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram. Crianças e adolescentes dos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral, já estão sendo atendidas desde a manhã desta segunda-feira (07).

Em Antonina, os atendimentos acontecem até quarta-feira (09), na Escola Estadual Maria Arminda (Avenida Thiago Peixoto, 1419). Já em Itaperuçu, a ação ocorre até a próxima segunda-feira (15) no Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu (Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284). Os exames serão realizados até julho deste ano no restante das cidades escolhidas para participar do programa.

Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.

Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.

Leia Também:  Copel vai investir R$ 1 bilhão na infraestrutura elétrica da região Oeste nos próximos três anos

OPORTUNIDADE – Para Juliana Maiara de Souza, mãe do estudante Bernardo de Souza, de 10 anos, o Programa Bons Olhos representa grande oportunidade. “Estes exames são inéditos, principalmente em nosso município. Existem muitas crianças que têm dificuldade de enxergar, por isso esta ação é sensacional. Meu filho é autista, estudou em uma escola especial, mas nunca teve essa oportunidade. Para ele está sendo uma novidade”, disse.

A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.

“É um serviço completo. Em cerca de 20 dias após o exame, o estudante terá os óculos. Além disso, se durante os exames forem identificadas anomalias ou outras doenças que precisem de um atendimento complementar, elas serão encaminhadas para a rede estadual de saúde para continuar o tratamento”, explicou o secretário da pasta, Rogério Carboni.

Leia Também:  Com 145 vagas, Polícia Penal do Paraná abre inscrições para PSS na área de saúde

A secretária de Assistência Social de Itaperuçu, Thaise Miranda, lembrou que muitas crianças do município aguardavam a oportunidade de passar por exames oftalmológicos. “Para nós é uma satisfação muito grande ser o primeiro município a receber o programa Bons Olhos. Temos uma grande quantidade de crianças que estavam na fila de espera para consultas. Com este programa, muitas delas poderão receber seus óculos”, afirmou.

SELEÇÃO – Os municípios que receberão a primeira etapa do programa foram selecionados a partir de indicadores sociais que caracterizam regiões e locais com maiores índices de vulnerabilidade. Entre eles, estão o Índice Ipardes de Desempenho Municipal Dimensão de Renda (IPDMRenda) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses. Também foram incluídos os municípios integrantes do programa Rota do Progresso, por serem aqueles com menor renda média comparada às demais localidades do Estado.

Serviço:

Programa Bons Olhos Paraná

Antonina
Data: 07 a 09 de abril
Local: Escola Estadual Maria Arminda
Endereço: Avenida Thiago Peixoto, 1.419
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Itaperuçu
Data: 07 a 15 de abril
Local: Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu
Endereço: Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA