Inspirada no livro homônimo de Ray Charles Júnior, o espetáculo “Ray – você não me conhece” é uma homenagem ao músico norte-americano Ray Charles (1930-2004), que ajudou a redefinir os rumos da música ao integrar R&B, soul, jazz e gospel. A montagem, que mostra uma visão íntima da vida de Ray Charles sob o olhar de seu filho primogênito, chega ao palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) para duas sessões lotadas nos dia 27 e 28 de março, dentro da Mostra Lucia Camargo do 33º Festival de Curitiba.
Desde sua estreia em São Paulo em novembro do ano passado, no Teatro B32, “Ray – você não me conhece” vem lotando sessões e sendo aclamado pelas premiações. Com texto e direção assinados por Rodrigo Portella e idealização de Felipe Heráclito Lima, o musical acaba de vencer a categoria Melhor Direção no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais). O espetáculo também foi indicado na categoria Musical Brasileiro do Prêmio Arcanjo 2024.
O elenco conta com Cesar Mello, Sidney Santiago Kuanda, Abrahão Costa, Luiz Otavio, Flavio Bauraqui, Leticia Soares, Mila Santana, Lu Vieira, Roberta Ribeiro e Caio Santos (criança), que são acompanhados por uma banda de cinco integrantes. A peça traz em sua trilha sonora os grandes sucessos do artista, com direção musical de Claudia Elizeu e Muato, e produção da Tema Eventos Culturais e SevenX.
Na peça, Ray Charles Junior se depara com o fantasma do pai dentro de casa no dia seguinte ao seu enterro. Numa atmosfera de reencontro, os dois passam a limpo questões nunca mencionadas entre eles. Através da sensível relação entre os dois, a peça explora outro lado do consagrado músico Ray Charles, deficiente visual e negro, com uma trajetória incrível como artista e ativista.
Ray Charles foi um músico e compositor norte-americano que transformou a música ao integrar R&B, soul, jazz e gospel. Ele perdeu a visão na infância, mas se destacou como pianista e cantor, criando sucessos como “I Got a Woman”. Com 17 Grammys e uma inclusão no Rock and Roll Hall of Fame, se tornou um dos artistas mais influentes do século 20, conhecido como “o gênio”. Ele faleceu em 2004.
Fonte: Governo PR