NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro Guaíra divulga lista dos finalistas da 40ª edição do Troféu Gralha Azul

Publicado em

O Centro Cultural Teatro Guaíra publicou nesta sexta-feira (24) a lista de finalistas do Troféu Gralha Azul. São 17 categorias: espetáculos, espetáculos para crianças, direção, direção de espetáculo para criança, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, atriz de espetáculo para criança, ator de espetáculo para criança, iluminação, sonoplastia, figurino, dramaturgia teatral, maquiagem e cenário.

Para a edição deste ano, a novidade foi a possibilidade de inclusão de espetáculo online, que reconhece as produções feitas durante o período da pandemia (março/2020 a dezembro/2022). O trabalho da comissão julgadora das inscrições iniciou em abril e foi finalizado neste mês de novembro.

A 40ª edição do concurso teve 100 espetáculos inscritos. São nove finalistas na categoria espetáculo (“A Aforista” – Cia.Stavis-Damaceno; “Dois Perdidos Numa Noite Suja” – BN Produções; “Fagulha” – Núcleo Ás de Paus; “Língua em Revista” – Cia. Fluctissonante; “O Carteiro” – Palhaço Ritalino; “Pela Hora da Morte” – Antropofocus; “Retílineo” – Batalhão Cia de Teatro; “Temporada de Caça – uma tragicomédia distópica linkedinesca” – Minha Nossa Cia de Teatro; e “Tião: Projeto 31” – Coletivo Atila) e seis em espetáculo para crianças (“Alumia” – Alumia; “Encontro de Gigantes” – Núcleo Ás de Paus; “Itan e Tal” – Grupo Baquetá; “Na toada do coração – O pequeno príncipe” – Gufo Coletivo Teatral; “O Filho Do Vento” – Companhia Karagozwk; e “Rádio Saltimbancos” – MRG Produções Artísticas).

Leia Também:  Cães, carros e equipamentos: exposições das polícias chamam atenção de turistas no Litoral

A noite de premiação, com entrega de estatueta e prêmio em dinheiro, será no dia 11 de dezembro, às 20 horas, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

Marco no reconhecimento e incentivo ao teatro paranaense e uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra, com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (SATED/PR), a premiação foi criada em 1974 e retornou em 2023 após um hiato de três anos devido à pandemia de Covid-19.

Acesse a lista completa dos finalistas AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Policiais militares distribuíram mais de 17 mil pulseirinhas para crianças no Litoral

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA