NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro de Comédia do Paraná conta os dias para a estreia gratuita de “Daqui ninguém sai”

Publicado em

O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) entra na reta final dos preparativos para a estreia da montagem da peça “Daqui Ninguém Sai”, que irá celebrar a obra de Dalton Trevisan, considerado um dos maiores contistas do Brasil e que completaria 100 anos de vida. Dalton faria aniversário no dia 14 de junho de 2025, mas faleceu em dezembro do ano passado, quando já se costurava a peça que iria homenageá-lo.

A peça é uma produção do Centro Cultural Teatro Guaíra e a estreia nacional acontece na Mostra Lucia Camargo do 33º Festival de Curitiba. Serão duas apresentações: nos dias 26 e 27 de março às 20h30, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Os ingressos são gratuitos. Parte deles será distribuída para convidados e a outra será distribuída ao público em geral, por ordem de chegada, uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro.

O elenco foi selecionado por um edital de chamamento público divulgado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e que atraiu quase 300 candidatos. Foram selecionados para atuar neste espetáculo os atores Carol Mascarenhas, Fábyo Rolywer, Laís Cristina, Madu Forti, Paula Roque, Paulo Chierentini, Sidy Correa, Simone Spoladore, Trava da Fronteira, Val Salles, Wenry Bueno e Zeca Sales.

A peça ainda conta com equipe técnica experiente, com iluminação de Beto Bruel, figurinos de Verônica Julian, cenografia de Carila Matzenbacher e trilha original de Grace Torres e Lilian Nakahodo, além de Babaya na preparação musical.

O espetáculo está sendo conduzido pela atriz e diretora Nena Inoue, que tem uma relação com Dalton Trevisan marcada profundamente pelo teatro. “Conheci o Dalton através do teatro, então minha relação com ele passa pelo teatro”, diz, Ela já participou de várias montagens baseadas nos contos de Trevisan, como em “Mistérios de Curitiba” e o “O Vampiro e a Polaquinha”, como atriz, e na direção dos espetáculos “Paranã” e “Dalton Cabaré”.

Leia Também:  Governo do Paraná mantém Selo Diamante, patamar máximo em transparência pública

“Toda vez que solicitava liberação de seus contos, ele autorizava, porque confiava em mim. A gente se reconhecia, posso dizer, como amigos”, afirma.

Agora, neste novo espetáculo, ela mergulha no universo do escritor, trazendo à tona sua conexão com a cidade, com suas personagens e com o fazer teatral. A encenação de “Daqui Ninguém Sai” reúne mais de 40 contos de Trevisan, desde minicontos e haicais até narrativas mais longas. “Não tem um conto principal ou menos principal. Todos eles constroem a dramaturgia, assim como as cartas inéditas do autor”, diz.

Nena reconhece que a morte de Dalton trouxe uma nova expectativa em torno de sua obra, mas ressalta que o processo criativo da peça seguiu seu caminho próprio. “A obra seguiu seu curso, que a gente alterou, mas não por conta da morte dele. O processo diário nos transformou e mudou a obra teatral”, conclui. Para ela, Dalton Trevisan continua vivo em suas obras. “Ele está imortalizado em suas palavras, seus livros, seu olhar, sua crítica, seu ódio, seu amor. Toda vez que lembro dele, me dá um aperto no coração por perdê-lo, mas ele continua eterno em suas obras.”

Leia Também:  Estado leva ações de fomento científico e tecnológico focadas na pesquisa à reunião da SBPC

TCP – A montagem de “Daqui Ninguém Sai” também celebra a consolidação de mais de seis décadas do Teatro de Comédia do Paraná, projeto iniciado em 1963, com mais de setenta produções e uma trajetória marcada pelo vanguardismo.

Cleverson Cavalheiro, diretor presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra lembra que, quando a peça foi concebida, Dalton e a equipe desejavam comemorar o espetáculo juntos. “Esta montagem é importante porque Dalton sempre teve uma conexão com o Teatro Guaíra. Ele representa muito a cidade, e é importante celebrarmos um dos maiores contistas do Brasil”, afirma.

“Ele gostava das encenações de sua obra e tinha boa relação com o Guaíra. Um dia, ao assistirmos o ensaio geral de ‘Pico na Veia’ – uma outra produção do TCP, com direção de Marcelo Marchioro -, e ele, assistindo tudo de forma muito atenta e vibrante, no final, vira pra mim e diz: ‘se eu não fosse o autor, aplaudia de pé’. E isso pra mim, define o quanto ele gostava de teatro”, lembra Nena Inoue.

Serviço:

“Daqui Ninguém Sai”

Dias de apresentação: 26 e 27 de março (quarta e quinta-feira), às 20h30

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – a entrada do público será pela pela Rua Amintas de Barros. Pessoas com deficiência motora ou dificuldade de locomoção podem entrar pelo saguão do Guairinha.

Classificação: 16 anos

Duração: 100 minutos

Ingressos gratuitos – retirada na bilheteria do Guairinha 1 hora antes do espetáculo

Acessibilidade: o espetáculo conta com intérprete de libras

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Gastronomia típica, música e cultura: passeio de trem é opção turística do verão paranaense

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Feira de serviços Paraná em Ação chega a Terra Boa nesta quarta-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA