NOVA AURORA

PARANÁ

Sustentabilidade: IDR-Paraná difunde conhecimento na 20ª Jornada de Agroecologia

Publicado em

A 20ª Jornada de Agroecologia, que aconteceu de 22 a 26, em Curitiba, foi marcada por diversos debates acerca de saídas para a crise ambiental. Centenas de pessoas estiveram presentes nas mais de 30 conferências, rodas de conversas, seminários, shows e outras atividades. A Estação de Pesquisa e Extensão em Agroecologia do IDR-Paraná promoveu cinco oficinas e, em seu estande na feira, foram distribuídas diversas sementes.

Para Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, a participação na 20ª Jornada de Agroecologia foi fundamental porque leva a imagem da extensão e da pesquisa diretamente para os produtores e produtoras que estão trabalhando com a agroecologia.

“A agroecologia tem crescido muito nos últimos anos e hoje tem sido um modelo não só de produção sustentável, mas também uma nova forma de fazer ciência, que envolve não só a agricultura, a alimentação, mas o meio ambiente e a educação”, afirmou. “Distribuímos mais de 15 variedades de sementes entre milho, feijão, trigo, arroz, além de outras sementes de adubação verde, como o nabo forrageiro, ervilha forrageira, trigo mourisco, entre outras” destacou Darolt.

Vários extensionistas do instituto participaram da Jornada também com a distribuição de uma série de materiais informativos sobre vários temas que envolvem a agroecologia. “Pudemos entregar conhecimento para os produtores e consumidores. Seja o tema de sementes, compostagem, o uso de florais na produção animal orgânica, plantas medicinais, aromáticas, criação de bovinos em manejo agroecológico, como a compostagem com minhocário vertical”, disse o engenheiro agrônomo.

Leia Também:  Com início de sessões de cinema ao ar livre, Estado aumenta opções de lazer no Litoral

O evento contou também com ações como a Feira Agroecológica, Culinária da Terra, Túnel do Tempo e conferências. Várias das atividades contaram com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que cederam salas para a realização das formações, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DIVERSIDADE DE ALIMENTOS – Quem andou pela Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular pôde ver de perto e levar para casa uma grande diversidade de alimentos saudáveis e itens da economia solidária. A variedade expressa a riqueza da produção agroecológica em todo o Paraná: foram mais de 900 itens in natura e processados e 560 variedades de sementes crioulas.

A consumidora de produtos orgânicos Ana de Castro esteve pela primeira vez na Jornada e gostou muito, citando que na feira há uma grande variedade de produtos. “Todos deveriam prestigiar e participar porque é possível se alimentar com produtos saudáveis, de boa qualidade e livre de resíduos químicos e com preço acessível”.

Os cinco dias de evento envolveram mais de 300 expositores e feirantes. Os sabores da agroecologia também estavam presentes no espaço Culinária da Terra, que serviu mais de 30 variedades de pratos e quitutes.

Leia Também:  Estado capacita profissionais sobre o telediagnóstico de doenças de pele e no coração

A produtora Isabelle Lecheta, de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, reforçou a troca de experiências com outros agricultores. “Foi um privilégio participar da Jornada, trocar experiências com parceiros, conhecer outros trabalhos exemplares e, acima de tudo, poder estar conscientizando a população sobre um consumo consciente, justo com o meio ambiente e indispensável para conquistarmos uma sociedade próspera, longeva e saudável, sem exaurir nossos recursos naturais”.

JORNADA – A Jornada de Agroecologia é realizada desde 2002, de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. O objetivo central é fomentar a agroecologia e mostrar ao grande público urbano os frutos e a viabilidade deste modo de produção de alimentos, baseado no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida para quem produz e quem consome.

Neste ano, o evento teve patrocínio da Itaipu Binacional, Conselho Nacional Sesi, Fundação Banco do Brasil e governo federal, com apoio da Agroecology Fund, Incra, Conab, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove oficina fotográfica para jovens autistas neste sábado

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Estado e BRDE firmam parceria com Prefeitura de Pato Branco para investimentos em inovação

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA