NOVA AURORA

PARANÁ

Soluções em saneamento: startups começam novo ciclo de inovação na Sanepar

Publicado em

As cinco empresas selecionadas no segundo edital do Programa Sanepar Startups tiveram a primeira reunião de trabalho, nesta terça-feira (27), dando início ao processo de desenvolvimento de soluções inovadoras em saneamento. No prazo de um ano, elas devem apresentar os resultados práticos. Nesse período, vão receber recursos financeiros, mentorias, apoio técnico e acesso à infraestrutura para desenvolverem seus projetos. O investimento total neste segundo edital é de R$ 750 mil.

Os projetos apresentados pelas empresas são nas áreas de gestão de ativos, redução de perdas de água, leitura e monitoramento de consumo, relacionamento com o cliente e tratamento sustentável de esgoto.

“Tivemos bastante sucesso no primeiro edital, com ótimos resultados para a Companhia, e estamos entusiasmados com este novo grupo que irá aprimorar seus projetos com apoio técnico e financeiro da Sanepar e seus parceiros. Essas startups já têm uma trajetória e grande potencial de escalar sua produção”, afirma o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti.

Os parceiros da Sanepar no programa são o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR); a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Confira as empresas selecionadas:

GESTÃO DE ATIVOS – A empresa SANAPP apresentou projeto para gestão inteligente dos ativos de saneamento. A plataforma visa unir metodologia e modelagem de dados com cadastro técnico, levantamento de campo e ferramentas gerenciais para visualizar, pesquisar, filtrar imagens e vídeos, gerenciar ordens de serviço e gerar relatórios automatizados e com painéis de visualização (dashboards) dos ativos dos sistemas de água e esgoto.

Leia Também:  Com 10 mil alunos matriculados, Unespar completa uma década como instituição no Paraná

Esse levantamento permite a criação de notificações de alerta para manutenções preventivas dos ativos a serem selecionados, gerando cronogramas pré-estabelecidos. Essa solução contribuirá para reduzir custos de manutenção dos ativos e aumentar a eficiência operacional das instalações da Companhia.

LEITURA COM VISÃO ARTIFICIAL – A ETSYS Indústria e Tecnologia em Sistemas Ltda. propõe o desenvolvimento de um software de monitoramento de consumo que usa Visão Artificial. O sistema pode substituir a leitura feita atualmente por equipes terceirizadas. A medição poderá ser feita com câmeras, aumentando a frequência de leitura para compreender os perfis de consumo em tempo real.

O sistema permite a coleta de informação visando a gestão do relacionamento com o cliente, automação da medição e faturamento, gestão do perfil de pressões e vazões na rede, prevenção de fraudes e perdas. O cliente passa a ter a possibilidade de receber informação de consumo em tempo real e a receber alarmes de consumo fora do padrão ou vazamentos.

REDUÇÃO DE PERDAS – A AFFG Soluções Tecnológicas Ltda desenvolve a plataforma galax.ia com tecnologias de monitoramento, controle e atuação atrelados a algoritmos de Inteligência Artificial que traçam padrões entre os dados coletados na captação, tratamento e distribuição de água.

Equipamentos de telemetria coletam dados de pressão, vazão e ruído na rede de distribuição, de bombeamento e de válvulas redutoras de pressão. A partir desses dados, com algoritmos de machine learning, verifica anomalias, indica variações bruscas de consumo e gera modelos de previsão, possibilitando o acompanhamento e a tomada rápida de decisão. A empresa tem cerca de mil equipamentos instalados em operação em 20 cidades e já coletou mais de 50 milhões de dados.

Leia Também:  82% das praias monitoradas no Paraná estão aptas para banho, aponta boletim do IAT

TRATAMENTO DE ESGOTO – A Eisenia Tecnologia e Meio Ambiente propõe o tratamento sustentável de esgotos sanitários com Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Com o uso de minhocas, o lodo retido no sistema é continuamente transformado em adubo natural (húmus), estabilizado e pode ser aplicado no solo como fertilizante.

O sistema usa aeração natural, com uma bomba para aspersão intermitente e ocupa área muito menor do que lagoas e não produz ruídos nem odores. Como material filtrante na ETE, são utilizadas maravalha e pedras. A proposta deriva de um aprimoramento do processo aplicado no Chile há mais de 20 anos.

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE – A Peoplexperience Tecnologia da Informação permite o mapeamento do perfil dos clientes, possibilitando a criação de estratégias de melhorias no relacionamento que geram mais resultados na relação empresa/cliente. Um dos desafios é estabelecer uma comunicação mais efetiva com o cliente, por meio do mapeamento e automação da jornada. Pode-se, por exemplo, avisar os clientes das ações a serem tomadas e criar formas de ajudá-lo de maneira simples e eficiente.

A nova abordagem proporcionará conhecer melhor o cliente e entender as suas expectativas, automatizar os principais avisos, engajar os colaboradores para aplicar as ações de melhoria planejadas ao mesmo tempo em que aumenta a compreensão do cliente em relação aos processos da empresa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Teatro José Maria Santos recebe “Desmonte”, com a atriz Regina Vogue

Published

on

By

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte”. Depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na Capital, ela reúne antigos parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

“Desmonte” conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte, ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó contadora de histórias e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital “Que Absurdo!”, escrita e dirigida por Lira, lançada no YouTube em 2020 durante o período de isolamento da pandemia de Covid-19. A dramaturgia incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. 

Leia Também:  MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”, diz.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”, afirma.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando aos quatro ventos que, o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”, afirma.

Leia Também:  Governo do Paraná apresenta resultados do projeto Centro de Gestão e Governança ao TCE

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA