NOVA AURORA

PARANÁ

Soluções da Celepar modernizam gestão do trânsito e ampliam acessos da população

Publicado em

Neste Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre cuidados e responsabilidade no trânsito, a Celepar destaca as soluções tecnológicas desenvolvidas para essa área. A empresa pública de tecnologia disponibiliza várias ferramentas que ampliam a segurança no trânsito, contribuindo para reduzir o número de acidentes e vítimas.

São vários sistemas que auxiliam tanto o Detran-PR e os órgãos fiscalizadores na administração do trânsito, quanto cidadãos que precisam de serviços vinculados à esta área. “A tecnologia é uma aliada indispensável para ampliar a segurança no trânsito e agilizar processos de gestão. Trabalhamos para desenvolver soluções inovadoras para que cidades e órgãos públicos possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.

Para o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, a parceria com a Celepar é fundamental para a gestão de um trânsito seguro. A empresa desenvolveu soluções para questões estratégicas da autarquia.

“Atualmente temos três principais frentes de atuação que são modernização de infraestrutura, transformação de todos os processos para digital e, ainda, o objetivo de oferecer todos os serviços de forma online. Queremos, com isso, facilitar a rotina do cidadão”, explica Furtado.

Um exemplo de facilidade para o acesso a serviços de trânsito é o Detran InteliGENTE, aplicativo em que o cidadão pode consultar os pontos da carteira de habilitação, verificar o andamento da emissão da CNH, emitir extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e também o extrato das multas pagas.

O aplicativo possibilita solicitar emissão da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitir guias de pagamento de multas, IPVA e licenciamento, recuperar o número de processos do Detran e, ainda, agendar atendimento para unidades onde este serviço está disponível.

Leia Também:  Censo 2022: Paraná tem seis municípios entre os 100 que mais cresceram desde 2010

Para simplificar as transações financeiras, a Celepar implementou a opção de pagamento via pix para tributos como o IPVA, taxas e multas de serviços relacionados ao trânsito, com modernidade e agilidade.

DESBUROCRATIZAÇÃO – Para facilitar e desburocratizar serviços internos do Detran-PR, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e da Polícia Rodoviária Estadual, a Celepar também criou a Gestão Eletrônica de Processos (Geproc), que reduz o uso de papel, evitando extravios e guardas de volume; facilita a instrução de processos e análises, disponibiliza indicadores de gestão e agiliza o fluxo de recursos. Esse sistema tem na esfera municipal seus maiores usuários.

Outro destaque em modernização da área de gestão do trânsito é o aplicativo Vistoria Digital, utilizado por vistoriadores em todo o Estado desde 2015. O app possibilita a vistoria passo a passo num roteiro em que são preenchidas informações de placa, número do Renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, itens de segurança. Inclui até mesmo avarias encontradas com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo.

Ele é utilizado por servidores do Detran e vistoriadores credenciados ao órgão e está disponível em todo o Estado. No total, mais de 6 milhões de vistorias digitais foram realizadas desde o lançamento do aplicativo, sendo 600 mil neste ano, e conta com mais de 3 mil vistoriadores cadastrados e usuários do aplicativo.

Antes, a vistoria era feita de forma manual pelo Detran-PR, o laudo era lacrado em um envelope e entregue ao cidadão, que precisava fazer este envelope chegar até a autarquia para continuidade dos trâmites. Às vezes, ocorria a perda de envelopes pelos cidadão, ou falha no envio, ou, ainda, chegar com o lacre violado, o que invalidava todo o processo, que poderia levar alguns dias até que o usuário conseguisse concluir o serviço solicitado.

Leia Também:  Força de trabalho feminina rompe barreiras e se destaca no programa Rede Elétrica Inteligente

Outra modernização ocorreu com o aplicativo GIT Mobi, que substituiu os “bloquinhos de multa” para o preenchimento de autos de infração de forma digital, com acesso restrito apenas aos agentes de trânsito. O app oferece apoio aos agentes de fiscalização de trânsito, e entre as principais funcionalidades, além da lavratura e impressão do auto de infração, estão o registro de imagens, obtenção de assinatura de condutores e também consultas de veículos.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito. No Brasil, a campanha teve início em 2014. A iniciativa foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e outras organizações governamentais e não governamentais. No Paraná, a campanha Maio Amarelo 2023 reúne ações do Detran-PR, DER-PR, Batalhão de Polícia Rodoviária, BPTran e outros órgãos do governo e ONGs.

O amarelo foi escolhido como cor símbolo da campanha porque representa atenção, advertência e sinalização de tráfego. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e mobilizar ações para reduzir esses números.

Como forma de promover a conscientização e também adesão à campanha, a Celepar ilumina sua sede com a cor amarela durante a noite neste mês.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece serviços de polícia judiciária para a população de Apucarana

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR leva informações sobre segurança no trânsito para mais de 2 mil pessoas no Maio Amarelo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA