NOVA AURORA

PARANÁ

Smart City: Estado divulga programa acadêmico que impulsiona obras em municípios

Publicado em

O Governo do Estado apresentou uma solução para o desenvolvimento urbano e obras públicas municipais no Smart City Expo Curitiba 2024, um dos principais eventos de inovação da América Latina, que acontece desde quarta-feira (20) e encerra nesta sexta-feira (22), na capital paranaense. No espaço Smart Paraná, que reúne diversas instituições governamentais, os prefeitos e outros gestores públicos participantes conheceram o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek).

O Projetek foi idealizado em 2022 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para atender demandas de pequenos municípios, com até 30 mil habitantes, em obras de infraestrutura urbana e predial. A inciativa tem amparo no programa Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que busca incentivar o crescimento socioeconômico, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

Com unidades nas sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses, o Projetek desenvolveu, até o momento, 45 projetos de 36 cidades em diferentes regiões do território estadual. A maioria dos projetos são da área da educação, envolvendo melhorias de infraestrutura de escolas públicas. Já foram finalizados e entregues 23 projetos, além de outros 19, que são relativos a demandas internas das próprias universidades.

Leia Também:  70 anos: Centro Juvenil de Artes Plásticas recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Nos escritórios acadêmicos, professores e estudantes utilizam uma tecnologia chamada Building Information Modeling (BIM), que otimiza o desenvolvimento dos projetos de edificações por meio de um modelo digital, capaz de agilizar a colaboração entre os profissionais das diversas áreas. Essa ação integrada contribui para evitar possíveis problemas nas várias fases das construções e instalações.

O assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Ricardo Rocha de Oliveira, que coordena o Projetek, destaca a aplicação dessa tecnologia no atendimento às cidades de pequeno porte. “A tecnologia BIM é uma base para as cidades inteligentes e os pequenos municípios são beneficiados ao absorverem essa inovação por meio do Projetek, quando não têm engenheiros e arquitetos para manejar essa tecnologia mais complexa”, afirmou.

Ele destaca, ainda, a relevância dos escritórios acadêmicos para a formação profissional de estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados. “O Projetek também atua na qualificação de profissionais, contribuindo para a formação de alunos bolsistas, que participam do programa, além de recém-formados que têm oportunidade de aprofundar o conhecimento em BIM”, explicou.

Leia Também:  Equipes da Adapar reforçam cuidados para evitar gripe aviária no Litoral

Na carta de serviços ofertados pelo Projetek estão obras de drenagem e pavimentação de ruas e empreendimentos voltados para serviços que beneficiam a população, como creches, escolas e postos de saúde, entre outros. Os computadores são equipados com softwares avançados e licenças para a tecnologia BIM.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Conselho estadual de políticas sobre drogas empossa nova presidente e conselheiros

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Campanha da Sanepar chama atenção para crise climática e uso consciente da água

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA